Prefeito e secretário de Turismo se reúnem com presidente da Turis-Rio

sábado, 14 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Ao novo conceito de parque habitado que vem defendendo para o município – um chão de 1.000 km2, dos quais apenas 2,5% são ocupados pela cidade e suas sete vilas – o prefeito Heródoto Bento de Mello acaba de inserir mais uma proposta dentro de seu projeto para fazer de Nova Friburgo um dos principais polos turísticos e culturais do estado do Rio. Foi com essa ideia que, acompanhado pelo secretário de Turismo, Sergio Madureira, o chefe do Executivo friburguense recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, em seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, o presidente da Turis-Rio, Nilo Sérgio Félix, que ficou impressionado com a ideia.

Pela proposta, que o prefeito e sua equipe estão acabando de formatar, o projeto de parque hídrico e florestal, em que se constitui o território friburguense, será totalmente interligado por um circuito de estradas cênicas, diversos roteiros turísticos que permitirão conhecer as belezas naturais, a cultura dos diversos distritos e núcleos populacionais, bem como seus principais atrativos. Ao todo serão 180 km de estradas, constituindo os Caminhos de Nova Friburgo, como vem sendo chamado o projeto.

VERBAS DO PRODETUR

Acompanhado de dois integrantes do Rio Convention & Visitors Bureau (RC&VB), Hamilton Vasconcelos e Eduardo Altherino, Nilo Sérgio Félix veio tratar com o prefeito de diversos assuntos relacionados ao setor, um deles o calendário de eventos – feiras e congressos – nacionais e internacionais que estão programados para este ano e nos quais Nova Friburgo poderá participar, bem como das verbas já alocadas, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), no qual estão previstos, entre outros, recursos financeiros para a construção do Centro de Convenções e o pórtico na entrada da cidade.

Especificamente sobre estes dois assuntos, o prefeito disse ao presidente Nilo Sérgio que quer rever a localização do Centro de Convenções e o projeto do portal, em Theodoro de Oliveira. “Precisamos de um projeto ali, realmente, de acesso ao nosso parque e como um monumento ao imigrante”, defendeu o prefeito, que obteve de imediato a concordância de Nilo Sérgio, dizendo ainda que, realmente, o atual governo precisa adequar os projetos às suas propostas de ações.

Também quanto aos demais projetos, cujas verbas estão previstas no Prodetur, o prefeito disse que é preciso analisar com mais rigor e tranquilidade para adequá-los aos planos que pretende desenvolver para o turismo. “No nosso plano global queremos fazer de Nova Friburgo o maior centro turístico, ecológico e cultural do estado do Rio. Tenho Nova Friburgo na prateleira e quero colocá-la em cima do balcão”, disse Heródoto, fazendo uma analogia com as possibilidades de desenvolvimento econômico do município.

“Somos o chão de Nova Friburgo, um parque hídrico e ecológico, com belos rios e montanhas de 2.310 metros de altitude, e estamos projetando um lago de 12 km de extensão que, além de nos fornecer água em quantidade suficiente para abastecer, por exemplo, cidades da Baixada Litorânea, pode ainda ser um importante fator de desenvolvimento do turismo”, complementou o prefeito, acrescentando que “para isso estamos trabalhando muito, trabalhando em projetos arrojados” e citando o trem suspenso, que, segundo ele, “não resta dúvida que vai valorizar muito a cidade, principalmente, sob o ponto de vista turístico. Vamos também fazer um campo de aviação”.

IMPRESSIONADO COM VISÃO ESTRATÉGICA

Segundo o presidente Nilo Sergio, “a visão estratégica do prefeito para a questão do turismo é perfeita. O conceito de parque que o senhor defende está no foco do turismo. Não tenho dúvidas de que a junção também de mar e montanha que o senhor defende há tantos anos é perfeita. Poucos prefeitos, em 40 anos de atuação que tenho no trade, colocaram com tamanha clareza seu norteamento para o setor. Vou tê-lo, a partir de agora, como um exemplo. Realmente, este é um enfoque que o turismo deve merecer”, disse o presidente da Turis-Rio, visivelmente impressionado pelas ideias de Heródoto.

O prefeito ainda fez questão de defender uma nova postura para o interior: “O estado tem que compreender que não é só o Rio de Janeiro, não é somente praia. Pedimos que passem a considerar Nova Friburgo com outros olhos”.

Com o secretário de Turismo, Sergio Madureira, o presidente da Turis-Rio tratou da participação do município em diversos eventos, como feiras e congressos pelo país e exterior, como a provável representação de Nova Friburgo, no próximo mês de maio, em Lisboa e Porto, Portugal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade