Prefeito e secretário de Turismo na TV Alerj

terça-feira, 19 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

SECOM - O prefeito Heródoto Bento de Mello concedeu entrevista ao canal 97 da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e ressaltou mais uma vez a riqueza natural de Nova Friburgo. O chefe do Executivo friburguense aproveitou para convidar o público carioca a fazer uma visita à cidade serrana. “Venham conhecer as belezas extraordinárias de Nova Friburgo. Nosso município é um parque habitado de mil quilômetros quadrados, que se forma desde o alcantilado de suas serras, de 2.300 metros de altitude, serras de matas com milhões de árvores povoadas por milhões de pássaros e animais silvestres, até as serras de águas, centenas de córregos, riachos e rios que descem pelas encostas ao longo dos vales. Vale a pena nos conhecer”, convidou Heródoto.

Sobre o aniversário da cidade, o prefeito fez questão de lembrar que Nova Friburgo foi colonizada por europeus e mantém viva a memória dos seus colonizadores e de sua história. “Nosso clima propicia uma lembrança clara da Europa. Vivemos no município mais frio do estado do Rio. A cultura europeia está em toda parte. Alemães, suíços, italianos, espanhóis; vivemos uma atmosfera de cordialidade entre os povos e mantemos viva essa nossa história de cooperação”, disse Heródoto.

Secretário apresenta belezas da cidade

O secretário de Turismo, Sergio Madureira, também entrevistado pela equipe da TV Alerj, falou um pouco de sua carreira como produtor da TV Globo durante muitos anos e da campanha Ame Nova Friburgo, que desenvolve pela cidade. Ele caminhou com a equipe de reportagem pela Praça Getúlio Vargas e apresentou os atrativos da cidade, em especial o projeto Caminhos de Nova Friburgo. “Essa campanha começou nos anos 80, quando percebi, especialmente no mundo artístico, que poucos conheciam Friburgo. Alguns perguntavam onde ficava Friburgo e Nova Friburgo. Daí criei a marca Ame Nova Friburgo e centenas de celebridades passaram a divulgá-la, sendo destaque em jornais de grande porte e em revistas como Caras. O projeto acabou gerando quatro edições em livro, que conta um pouco da rica história de Nova Friburgo, assim como algumas de suas belezas naturais e arquitetônicas. O território friburguense é constituído de um parque hídrico e florestal único no estado. Estamos cultivando a ideia de interligar todos esses atrativos naturais em um circuito de estradas cênicas. Ao todo serão 180 quilômetros de estradas, constituindo os Caminhos de Nova Friburgo, como idealizou o próprio prefeito Heródoto”, explicou o secretário.

“Que crise?” - Perguntado sobre a crise mundial, Madureira afirmou que o turismo na cidade só cresceu: “Pegamos um gigante adormecido. Nossa cidade passou anos e anos na inércia, sem nenhuma possibilidade de entretenimento. O povo deixou de sair às ruas e a economia ficou estagnada. Nossa primeira preocupação era aquecer o turismo interno. Para isso fizemos 32 shows em praça pública, de 2 de janeiro a 28 fevereiro, trazendo gente do porte de Ivo Meireles, Marina Elali e Tânia Alves, tudo de maneira muito profissional, do palco ao som, passando pela iluminação e cuidando de todos os detalhes, especialmente da segurança, sem esquecer de pequenos detalhes, como banheiros químicos novos e limpeza constante. O povo friburguense é participativo e lotou a praça e ruas adjacentes. Segundo dados oficiais, os shows tinham, em média, dez mil pessoas. A família estava de volta às ruas, era comum ver crianças de todas as idades e idosos, todos unidos e felizes. Além do mais, as belezas e os atrativos naturais de nosso parque são eternos e não dependem do viés especulativo do mercado. Tudo isso foi um grande ensaio para o carnaval. Inovamos fazendo ensaio técnico 15 dias antes, arquibancadas moduladas, camarotes vips, o que atraiu para as ruas mais de cem mil pessoas no principal dia de desfiles. Tudo em família, não houve qualquer tipo de violência”, detalhou, empolgado, o secretário.

Turismo religioso - O secretário de Turismo ainda enumerou as potencialidades do município em relação ao turismo religioso, muito difundido no país: “O turismo religioso é fundamental para o turismo de qualquer cidade e, consequentemente, para a economia como um todo. Normalmente conhecemos o católico, o evangélico e o espírita, mas, ao todo, são 53 as possibilidades de segmentos turísticos religiosos. Estamos iniciando entendimentos com todos e criando facilidades para que venham a Nova Friburgo, seja para congressos ou shows”, disse.

Madureira ainda acrescentou que “os shows religiosos, de modo geral, num passado não muito distante, eram ignorados pela mídia, porque eram considerados (injustamente, diga-se) de baixa qualidade. Mas hoje o quadro é outro, tanto os shows, quando os CDs e DVDs são de altíssima qualidade. Pode-se afirmar, sem medo de errar, que muitos são mais bem cuidados artística e tecnicamente do que os de astros de grande gravadoras”, afirmou o secretário com a experiência de produtor de grandes eventos.

O programa vai ao ar no próximo dia 21, às 22h, com reprises nos dias 23 e 24, às 10h, no canal 97 da CATV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade