Prefeito Dermeval fala dos quase seis meses da tragédia no Cidade Real desta segunda

segunda-feira, 11 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Há quase seis meses, no dia 12 de janeiro, Nova Friburgo entrava para o cenário mundial como o local da maior tragédia climática do Brasil — perdendo oficialmente mais de 400 vidas em enchentes e desabamentos e tendo seu território modificado pelas ações de uma devastação de proporções nunca vistas. Em estado de calamidade a ajuda chegou das mais diversas fontes, uma operação de guerra foi montada, mais de cinco mil atendimentos feitos nos hospitais de campanha. Do Exército à Marinha todas as forças estavam voltadas ao restabelecimento do município. A ajuda também chegou em dinheiro para as necessidades de primeira hora e atendimento aos necessitados.

Para falar sobre isso e ampliar as informações acerca da tragédia, o programa Cidade Real recebe nesta edição de segunda-feira, 11, o prefeito Dermeval Neto, que se colocou à disposição do programa para atender à população e falar sobre as ações do governo neste sentido.

Mais de 251 obras de encostas para serem feitas, em cerca de 200 locais, estando as menores obras orçadas em cerca de R$ 2 milhões, enquanto que as maiores passam de R$ 40 milhões. O orçamento do município nem de muito longe suporta tais despesas e é necessária a intervenção dos governos federal e estadual.

O resultado, após um semestre, é que a arrecadação do município caiu quase 50 por cento, as verbas federais não chegaram, seja por falta de projetos ou de contrapartida. O dinheiro do BNDES não chegou a muitos empresários e ainda há famílias que perderam tudo sem receber o subsídio dos órgãos públicos ou uma solução para moradia popular. Próximo também está o prazo de 60 dias prometido pela municipalidade para entregar as primeiras casas populares, a fim de retirar dos abrigos diversas famílias.

“As questões são inúmeras. Não há friburguense que não tenha visto sua vida modificada pelas ocorrências de janeiro e em meio a isso tudo um enorme questionamento político ainda é tema das notícias”, diz o apresentador Zury Maurer.

As participações serão possíveis ao vivo, pelo e-mail programacidadereal@gmail.com ou pelo telefone 2519 -2003. O Cidade Real vai ao ar pelo canal 10 do sistema RCA, às 22h, com reprises diárias. Para outras informações acesse www.novafriburgocidadereal.com.br ou acompanhe o programa pelo site www.tvzoom.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade