Prefeito convida imprensa para coletiva sobre o Riocard

terça-feira, 29 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O prefeito Rogério Cabral convida a imprensa para uma coletiva na Prefeitura sobre a implantação do cartão Riocard em Nova Friburgo. Na próxima sexta-feira, 1°, às 10h, o prefeito, um representante da Faol e outro da Fetranspor estarão à disposição para esclarecer como funcionará o Riocard em Nova Friburgo, o processo de integração e as demais questões em torno do assunto.

 

O que é o bilhete único

Em toda a história da Fetranspor, um fato em especial foi fundamental para definir seu rumo: a obrigatoriedade de as empresas concederem a seus funcionários o vale-transporte. Foi em 1987, com aprovação da Lei 7.619. A partir daí, caberia aos operadores de transporte público a emissão e venda dos vales-transporte. 

Porém, depois foi decidido que todas as operadoras do transporte público de passageiros do estado do Rio de Janeiro, incluindo as empresas de ônibus, as antigas CBTU, de trens, Conerj, das barcas, CTC, empresa de ônibus estatal, e também o Metrô, deveriam delegar a emissão, comercialização e distribuição do vale à Fetranspor, possibilitando a unificação dos processos que envolvem o benefício.

A Fetranspor passou, então, a gerir o benefício dentro do Estado do Rio, sendo exemplo para todo o Brasil pela implantação de um modelo válido em todo o Estado para todos os modais. Essa responsabilidade exigiu da Federação investimentos em tecnologia e em recursos humanos, além da criação de um departamento exclusivo para gerenciar a comercialização, emissão e distribuição do vale.

Em março de 2004, com instituição pela Lei 4.291 do sistema de bilhetagem eletrônica no estado do Rio de Janeiro, começou uma nova era para o vale-transporte e a Fetranspor, com o lançamento do RioCard Vale-Transporte no ano seguinte e o início de sua comercialização em janeiro de 2005.

 

RIOCARD

O RioCard é sistema de bilhetagem eletrônica de todo o estado do Rio de Janeiro. É uma tecnologia moderna, prática e eficiente, utilizada nos maiores centros urbanos do mundo e, também, em muitas cidades brasileiras.

Esse sistema utiliza a tecnologia de cartões smartcard sem contato, que funcionam por radiofrequência, permitindo estabelecer uma comunicação com o validador (equipamento que faz a leitura dos cartões) para débito da tarifa e liberação da roleta ou efetivação da recarga.

O cartão funciona como porta-moedas eletrônico, que substitui o dinheiro, acabando com o problema do troco e diminuindo o tempo de embarque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade