Arquivo de Notícias
Prefeito confirma que não será candidato à reeleição
sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Sérgio Xavier diz que dará exclusividade à reconstrução do município
“Não posso [ser candidato] só porque tinha vontade ou por vaidade. Abro mão desta candidatura [à reeleição] em nome do trabalho de reconstrução de Nova Friburgo”, afirmou ontem, quinta-feira, o prefeito Sérgio Xavier (PMDB) durante entrevista coletiva no Centro Administrativo da Prefeitura (antiga Oi Telemar). Ele, no entanto, foi cauteloso ao responder à indagação se irá apoiar a provável candidatura do aliado político Rogério Cabral (PSD). Mesmo admitindo que PMDB e PSD farão uma convenção coletiva no próximo dia 30, o prefeito disse que só irá se pronunciar “mais na frente” sobre o tema. Ele também evitou responder perguntas relacionadas às pretensões políticas para as futuras eleições (2014 e 2016) limitando-se a dizer que continuará na vida pública após deixar a Prefeitura no fim deste ano.
Na avaliação de Sérgio Xavier, a notícia sobre a sua desistência em participar diretamente do pleito eleitoral deste ano é muito importante para o governo municipal e também para a população friburguense. Isto porque, poderá se dedicar exclusivamente aos afazeres administrativos, neste momento, muito mais necessários. Segundo ele, Nova Friburgo terá um “boom” de obras até 31 de dezembro, quando termina seu mandato.
“A classe política não correspondeu às expectativas da população. Passamos por uma tragédia climática e uma tragédia política [denúncias contra seu antecessor] e ainda por uma rotatividade de prefeitos. Chega de confusão. Meu foco é a reconstrução da cidade e temos feito um trabalho firme neste sentido. Preciso me dedicar exclusivamente à missão que recebi quando assumi o mandato por decisão da Justiça”, disse.
Sérgio Xavier destacou que a decisão de não concorrer a nenhum cargo eletivo este ano foi amadurecida nas últimas semanas e comunicada ao governador Sérgio Cabral, ao vice Luiz Fernando Pezão e ao presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, que compreenderam e foram solidários com as suas argumentações. O prefeito enfatizou que o relacionamento entre os governos municipal e estadual estão fortalecidos e que Nova Friburgo será a maior beneficiada com estes entendimentos.
O prefeito, contudo, não escondeu uma ponta de mágoa com ex-aliados políticos, entre os quais Olney Botelho (PDT) e Renato Bravo (PP), e outros, que participaram do governo municipal enquanto lhes foi conveniente. Sérgio Xavier disse ter relatado “as traições sofridas” ao governador e que cabe aos que o abandonaram explicar à população os motivos que os levaram “a abandonar o barco” na metade do caminho.
“Não vou manchar a minha história e nem ser um irresponsável. Fiz a escolha de não ser candidato pensando na cidade e gostaria de enaltecer a todos aqueles que estão trabalhando comigo. Pegamos uma Prefeitura no fundo do poço, no caos, e hoje a situação já melhorou bastante. Tenho certeza que, ao final do nosso mandato, vamos entregá-la mais organizada e oxigenada. Separei a questão política da administrativa e há novos enfrentamentos que vamos encarar dentro dos limites legais. Eu e todos que acreditaram e estão no atual governo, podem anotar, com muita dedicação vamos deixar um grande legado para nossa cidade. A pessoa que vier a me substituir encontrará a Prefeitura organizada e se entender que deva continuar o trabalho, melhor”, acentuou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário