Prefeito acerta proposta para instalar Parque Tecnológico

quinta-feira, 18 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito acerta proposta para instalar Parque Tecnológico
Prefeito acerta proposta para instalar Parque Tecnológico

(SECOM) - O sonho do prefeito Heródoto Bento de Mello de tornar Nova Friburgo um centro de excelência em tecnologia está mais próximo da realidade. Em reunião na manhã da última sexta-feira, 12, no gabinete do Palácio Barão de Nova Friburgo, com o vereador e líder de sua bancada no Legislativo, Marcelo Verly, e o gerente da Incubadora de Empresas da Uerj/Nova Friburgo, Luiz Borges, o prefeito acertou proposta para instalar na cidade o Parque Tecnológico, possivelmente na área da Fazenda da Laje, onde será implantado também o projeto habitacional da Nova Cidade.

O prefeito e engenheiro Heródoto ainda brincou com a data da realização da reunião, no Dia dos Namorados: “O namoro com essa ideia é antigo. Espero que dê casamento”. A proposta de política pública do governo friburguense se juntará a um documento que abrange outras quatro cidades pleiteantes do Parque Tecnológico: Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis e Seropédica. Cada uma dessas cidades formulará uma proposta básica que prevê a instalação do parque. Entre os atrativos friburguenses para a constituição desse projeto tecnológico na cidade estão a criação de uma Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a existência de universidades e cursos na cidade que contemplam a produção de mão de obra às empresas que se instalarão no parque, a incubadora de empresas de base tecnológica da Uerj, o espaço da Fazenda da Laje e a viabilização de isenção de impostos por parte do município.

As demandas, capacidades e interesses de Nova Friburgo constarão da proposta do município, que será entregue, em conjunto com os planos das demais cidades, às secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia, que darão o aval para a implantação do parque. Segundo Marcelo Verly, que também é professor da Uerj, a incubadora de empresas da universidade, que já existe há 14 anos, terá papel fundamental para a candidatura friburguense. “Esse projeto inovador, cultivado ao longo dos anos pela Uerj, campus Nova Friburgo, demonstra que o município tem interesse no desenvolvimento de seu espírito empreendedor. Isto, aliado à vontade do prefeito Heródoto que, diferente dos antigos governantes, quer investir em tecnologia, contará pontos a favor desta proposta”, acredita Verly.

A preocupação com a ampliação do sistema educacional e universitário de Nova Friburgo faz parte da proposta conduzida pelo prefeito que, com a instalação do parque tecnológico, quer alavancar quantitativa e qualitativamente as opções de cursos na área de tecnologia no município. “As empresas de inovação que aqui se instalarem necessitarão de profissionais qualificados para atuar nas diversas áreas de sua produção. Isto vai provocar um aumento significativo do número de cursos e universidades em Nova Friburgo, pois como polo tecnológico a demanda crescerá e as instituições de ensino terão que acomodar esse aumento de estudantes ávidos em trabalhar nessas empresas”, prevê Heródoto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade