Iniciada no dia 25 de novembro, a pré-matrícula on-line para os estudantes da rede municipal de ensino registrou 1.485 inscrições até a noite de domingo, 28. A informação foi passada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, que desenvolveu um novo sistema para a pré-matrícula deste ano e que passa a ser de propriedade do município, podendo ser utilizado daqui para frente. A procura maior foi no primeiro dia, com 935 matrículas; 446 no dia 26; 64 no sábado; e 40 no domingo. A menor quantidade de matrículas no final de semana reforça a importância dos polos que a Secretaria de Educação montou para receber pais de alunos para inscrição.
A pré-matrícula deve ser feita por todos aqueles que querem ou necessitam mudar de escola e para alunos novos, que venham da rede particular ou estadual. Apenas os alunos que já renovaram suas inscrições nas unidades onde estudam e permanecerão não precisam realizar a pré-matrícula on-line.
Do total de inscrições até o domingo à noite, 931 são de alunos da rede municipal, 437 de alunos novos e 117 da rede particular. A procura por creches continua sendo a maior, proporcionalmente em relação ao número de vagas. A demanda é grande e o município tenta atender ao maior número possível de crianças.
A pré-matrícula on-line será encerrada no próximo dia 6 de dezembro. Para fazer a inscrição pela internet, é preciso acessar o site da Prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br) com as seguintes informações: o número do CPF do responsável ou do aluno, se maior de idade; o nome completo do candidato; dados da Certidão de Nascimento ou Casamento do candidato(a); declarar se é portador de deficiência, com laudo; endereço eletrônico, caso possua; número de telefone para contato; endereço completo do candidato; endereço do local de trabalho do responsável; rede escolar de origem; série pretendida; cadastrar até cinco opções de escola por ordem de preferência com a obrigatoriedade de apontar no mínimo três opções de escola; escolha do turno que deseja ser matriculado.
Aqueles que não têm internet em casa podem fazer a pré-matrícula em um dos locais determinados pela secretaria, que aumentou o número de postos graças à parceria com a Secretaria de Assistência Social, através dos telecentros. Veja listagem em AVS digital.
A distribuição das vagas será feita observando-se a disponibilidade física da cada unidade escolar e o tipo de atendimento prestado por ela, atendendo aos seguintes critérios: preferência da pessoa com deficiência; permanência na rede pública de ensino; proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será dos alunos mais novos.
Deixe o seu comentário