Pré-matrícula nas escolas municipais começa nesta semana

Inscrições para alunos novos deverão ser feitas pela internet
terça-feira, 27 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Pré-matrícula nas escolas municipais começa nesta semana

Da próxima quinta-feira, 29, ao dia 3 de dezembro, os interessados em conseguir uma vaga nas escolas da rede municipal de Nova Friburgo deverão acessar o sistema de pré-matrícula on line no site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br) para fazer a inscrição. O sistema estará disponível a partir das 10h e não mais a partir da zero hora, uma vez que eventuais problemas técnicos não poderão ser resolvidos durante a madrugada. A Secretaria Municipal de Educação avisa que não há necessidade de correria, pois a alocação dos novos alunos só será feita após o encerramento do prazo, levando-se em consideração os sete critérios da portaria de pré-matrícula, por isso, quem fizer as inscrições primeiro não terá vantagem.

Este ano, foi incluído um novo critério que se refere a quem foi cadastrado no sistema de pré matrícula ao longo do ano e não conseguiu vaga em nenhuma unidade escolar da rede municipal de ensino. Para conseguir uma vaga são priorizadas as  crianças e adolescentes com deficiência; as de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família; os que moram mais próximos da escola pretendida; os que tem pai ou mãe servidor público municipal de Nova Friburgo; os que tem irmãos estudando na mesma escola e os que estudaram no ano anterior na rede pública de ensino. Em caso de empate, a vaga será concedida ao candidato mais novo.

A Secretaria Municipal de Educação não será mais polo de pré-matrícula, ou seja, os interessados deverão fazer a inscrição no sistema em outro local. Vale destacar que a pré-matrícula pode ser feita por meio de smartphones, tablets ou qualquer computador com acesso à internet. A orientação da Secretaria de Educação é de que pais e responsáveis procurem fazer a inscrição de suas próprias casas, trabalhos, casas de amigos e familiares para evitarem possíveis filas em um dos mais de 30 polos em escolas disponibilizados conforme a portaria de matrícula publicada recentemente no Diário Oficial do município.

Ao conseguir a vaga, o responsável terá um prazo de 72 horas úteis, a partir da data de alocação, para se dirigir à escola em que a criança foi alocada para efetivar a matrícula. Caso o responsável não efetive a matrícula dentro do prazo, a criança perderá a vaga que voltará para o sistema a fim de ser direcionada para outro estudante. Por solicitação da Secretaria de Saúde, quando o inscrito conseguir a vaga, deverá apresentar, obrigatoriamente, no ato da matrícula, além dos documentos de praxe, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças que ainda não tenham o cartão do SUS poderão procurar os postos de saúde para dar entrada. É possível fazer o pré-cadastro pelo link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm, mas o cartão deverá ser impresso e retirado nas unidades de saúde do município.

Como normalmente acontece, as inscrições para as unidades que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser feitas nas próprias escolas e não pelo sistema.A íntegra da portaria pode ser acessada pelo link: https://novafriburgo.rj.gov.br/nova/wp-content/uploads/2018/10/Portaria-de-Matr%C3%ADcula-2018-2019-2.pdf, onde constam todas as informações sobre a pré-matrícula e a documentação necessária para matrícula referente ao ano letivo de 2019.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade