Quem ainda não procurou um cartório eleitoral para regularizar o título de eleitor ou solicitar o documento pela primeira vez tem só até a próxima quarta-feira, 9, para fazê-lo. Nesta sexta-feira, 4, as zonas eleitorais registraram filas para o atendimento em Nova Friburgo. Para atender à demanda de eleitores em busca desses e outros serviços, a 222ª Zona Eleitoral do município, que funciona na Praça Getúlio Vargas, 89 (antigo Fórum), fará um plantão neste fim de semana. Tanto neste sábado, 5, quanto no domingo, 6, o espaço estará aberto das 11h às 18h. Já no dia 9, quarta-feira, os atendimentos começarão uma hora mais cedo, às 10h, e indo até as 19h.
Além dos serviços de requerimento de título de eleitor e revisão de dados cadastrais, os eleitores ainda poderão solicitar alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, segunda via de título ou a regularização da situação eleitoral, caso o documento esteja cancelado. Vale lembrar que, apesar de ainda não ser obrigatório em Nova Friburgo, a Justiça Eleitoral da cidade já disponibiliza o cadastro biométrico do eleitor.
A data também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral para então poderem votar nas Eleições 2018. Vale ressaltar ainda que ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.
Extinção de zona eleitoral
No fim do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou a extinção da 81ª Zona Eleitoral de Nova Friburgo, responsável por abranger as localidades de Cascatinha, Cônego, Debossan, Mury e Olaria. Com a medida, todos os eleitores desta Zona foram automaticamente remanejados para a 222ª Z.E. O TRE-RJ alegou que a mudança visa “aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais”.
Além dessas regiões, a Zona Eleitoral 222 é responsável pelas localidades de Amparo, Barracão dos Mendes, Boa Esperança, Campo do Coelho, Cardinot, Colonial 61, Conquista, Conselheiro Paulino, Galdinópolis, Janela das Andorinhas, Jardim Califórnia, Jardinlândia, Lumiar, Macaé de Cima, Parque Maria Teresa, Pilões, Prado, Rio Bonito, Riograndina, Salinas, Santa Cruz, Stucky, São Lourenço, São Pedro da Serra e Vargem Alta.
Apesar do fechamento da 81ª ZE, o TRE-RJ informou que os locais de votação dos eleitores não devem ser alterados, mas é recomendável conferir o endereço da seção antes do pleito. Apenas no estado do Rio, cerca de 100 zonas eleitorais foram extintas no último ano. Com o rezoneamento em todo o país, o TSE estima economizar R$ 74 milhões ao ano.
Vale lembrar que zona eleitoral e seção eleitoral não são a mesma coisa. A primeira diz respeito a região gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Já a segunda (seção eleitoral) é o local onde eleitores votam.
As eleições gerais de 2018 para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ocorrerão no dia 7 de outubro (primeiro turno) e no dia 28 de outubro (nos casos de segundo turno).
Deixe o seu comentário