Termina nesta quinta-feira, 29, o prazo para sacar o abono salarial do Pis/Pasep, com base em 2014. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho, até o último dia 20, cerca de 900 mil brasileiros ainda não haviam sacado o benefício, que correspondente a um salário mínimo, ou seja, R$ 880.
Em Nova Friburgo, conforme os últimos dados divulgados pelo MTE, mais de 1000 pessoas não foram aos bancos retirar a quantia que já teve o prazo de saque prorrogado pelo governo por duas vezes este ano. A primeira data-limite vencia em 30 de junho e foi estendida para 31 de agosto. Em seguida, o governo federal alterou novamente o calendário para a retirada, até o penúltimo dia do ano, alegando que a data inicial não havia sido suficiente.
Vale lembrar que, os trabalhadores que possuem o Cartão Cidadão e senha registrada poderão realizar o saque nos terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas no dia 30, já que, conforme a Federação Brasileira dos Bancos, Febrabam, os bancos estarão fechados nesta data.
Os saques só poderão ser realizados pelos trabalhadores cadastrados no PIS/ Pasep há, pelo menos, cinco anos; aqueles que receberam remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014; exerceram trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014; e que possuem os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.
Como sacar
Como primeiro passo, o trabalhador deve verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
Quem é cadastrado no Pasep, Banco do Brasil, também deve conferir se não houve depósito e neste caso procurar uma agência com documento de identificação.
As informações sobre o direito ao saque podem ser consultada pelo site do Ministério do Trabalho (link: http://trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial-por-nome-ano-base-2014). Também podem ser obtidas mais detalhes pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.
Deixe o seu comentário