Prazo para retirada da propaganda eleitoral das ruas termina no dia 6 de novembro

quinta-feira, 18 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Prazo para retirada da propaganda eleitoral das ruas termina no dia 6 de novembro
Prazo para retirada da propaganda eleitoral das ruas termina no dia 6 de novembro

Ao contrário de pleitos passados, as eleições municipais de 2012 em Nova Friburgo não tiveram tanta poluição visual provocada pelo excesso de placas espalhadas nas calçadas. Graças aos avanços na legislação e a rigorosa fiscalização da Justiça Eleitoral, a propaganda não prejudicou o ir e vir das pessoas e a visão dos motoristas. Apesar disso, as placas contendo a foto e o nome do candidato foram uma ferramenta muito utilizada durante a campanha e ainda podem ser vistas em vários bairros da cidade. 
Um dos pontos onde há grande concentração de placas é a RJ-130, a Estrada Friburgo-Teresópolis, principalmente no distrito de Campo do Coelho. Em alguns trechos da RJ-116 e em diversos bairros da cidade, como Olaria, Conselheiro Paulino, Duas Pedras e Chácara do Paraíso, também é possível se deparar com propaganda eleitoral de vários candidatos. Grande parte do material pode ser encontrada afixada em terrenos e às margens das estradas, o que pode trazer uma série de prejuízos ambientais. 
Vale destacar que toda essa propaganda eleitoral ainda  espalhada pela cidade deve ser retirada pelos partidos políticos, coligações e candidatos até 30 dias após as eleições, conforme determina a lei federal 9.504/97 e a Resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral. Além da remoção do material, os responsáveis também devem promover a restauração do bem, caso seja necessário. Além das placas, a resolução também é válida para adesivos de veículos, banners, faixas e outros tipos de propaganda à mostra nas ruas. 
A redação do jornal tem recebido algumas reclamações sobre a permanência de propaganda eleitoral em vários pontos da cidade após o período de campanha. Além de poluir a paisagem urbana, as queixas destacavam os prejuízos ao meio ambiente que o material pode representar. Isso porque acaba parando em locais impróprios como no leito do Rio Bengalas, conforme mostrado na edição da última terça-feira de A VOZ DA SERRA. Resta agora aguardar até o dia 6 de novembro, quando termina o prazo para retirada da propaganda. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade