Praça vira Bar da Música

quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Praça vira Bar da Música
Praça vira Bar da Música

Quem passava pela Praça Dermeval Barbosa Moreira no início da noite da última sexta-feira, 30 de janeiro, se surpreendia com o local, transformado num verdadeiro bar a céu aberto. Em frente ao palco, instalado pela Secretaria de Turismo para os eventos pré-carnavalescos, o pátio do Centro de Turismo exibindo mesas e cadeiras, compunha um cenário diferente do que todos estão acostumados.

Seguindo proposta idealizada pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário de Turismo, Sergio Madureira, quer desenvolver como um dos produtos turísticos locais a música nos bares como atração, não só de turistas, como também da própria população. Nesta linha em que turismo é alegria, o prefeito também quer estimular que o povo participe da vida da cidade. “Temos muitos talentos na música, assim como em demais setores importantes de nossa cultura, assim como nos esportes. São mais de 400 músicos inscritos na ordem dos músicos”, disse Heródoto, explicando ainda seu projeto de contratar grupos de músicos e disponibilizá-los a cada fim de semana para um determinado número de bares.

Esses bares, no entanto, seguirão um padrão de atendimento, com diversos itens, que incluem a uniformização de seu pessoal e, principalmente, de cardápios temáticos. Cada uma dessas casas será motivada a desenvolver um ou mais tipos de pratos, salgados e iguarias, que serão também seus próprios atrativos.

Meu chapéu virou pandeiro relembra clássicos do choro e do samba carioca

Os integrantes do grupo Meu chapéu virou pandeiro – Aluísio Barbosa (cavaquinho e voz), Chico Sasek (violão e voz), Leonardo Benvenuti (percussão), Thiago Spitz (clarineta, flauta e sax) e Marcel Sousa (bandolim) – encantaram o público que, mesmo com chuva, compareceu à Praça Dermeval Barbosa Moreira, na noite de sexta-feira, 30 de janeiro.

A organização do evento decorou o Bar da Música com 50 mesas e 200 cadeiras e os casais mais animados dançaram alegres enquanto a chuva permitiu. Inconformados com a chuva, abrigaram-se ao redor do Centro de Turismo e não desanimaram. O grupo lembrou músicas de grandes mestres, como Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga, entre outros. Uma verdadeira noite de tirar o chapéu.

Blocão do Rastafare reúne povo em explosão de alegria e ordem

Mais uma atração no fim de semana foi o Blocão do Rastafare, que aqueceu a noite do domingo, 1º, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O grande público que acompanhou o ensaio na mais perfeita harmonia confirma o quanto o povo friburguense é especial e participativo. O show terminou exatamente às 22 horas, conforme o programado, em respeito às solicitações dos moradores ao redor. Foi um carnaval família, como concordaram os organizadores e integrantes do Rastafare.

O trovador Rodolpho Abbud abriu o evento ao lado do secretário de Turismo falando sobre o cinquentenário dos Jogos Florais, que reunirá na cidade, em maio, trovadores de diversos estados brasileiros e alguns países. A trovadora Elizabeth Souza Cruz também subiu ao palco para declamar uma trova de sua autoria, em homenagem a Heródoto: “Nós demos um passo além,/ tudo agora está perfeito,/ pois Nova Friburgo tem / agora um Senhor Prefeito.

O prefeito Heródoto Bento de Mello estava presente e, tão animado quanto na noite de sexta-feira, se divertiu ao lado da sua esposa Betty, secretários municipais, amigos e do coronel Robson da Silva Santos, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, em um ambiente tranquilo e familiar.

Para garantir o sucesso e a alegria do evento, trabalharam em conjunto funcionários das secretarias de Turismo e Saúde, guardas municipais, agentes da Autran, policiais militares, fiscais da Postura e seguranças particulares contratados pela organização.

Para o secretário de Turismo, o Bar da Música é dez. “Os eventos promovidos na sexta-feira e no sábado foram mais um exemplo de quanto o povo friburguense é especial, ordeiro e prestigia eventos de qualidade. O prefeito não tinha dúvida disso quando sugeriu esse projeto para Nova Friburgo. A proposta do Bar da Música é receber a família friburguense e turistas. Tivemos na praça crianças com 10 anos de idade e senhoras e senhores com 80 anos. Uma alegria total”, comentou Sergio Madureira, que ainda completou: “O que se percebe é que há na cidade um gigante adormecido que começa a se reerguer, pois o friburguense está carente de eventos de qualidade e tem atendido o convite do governo municipal de ir para as ruas de Nova Friburgo se divertir, namorar e encontrar os amigos, pois sabe que muito trabalho está sendo feito pelo novo governo e autoridades civis e militares para a cidade ter um ambiente tranquilo e seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade