Praça Princesa Izabel, o projeto esquecido de Glaziou é tema de palestra na CDL nesta quarta

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Praça Princesa Izabel, o projeto esquecido de Glaziou é o tema principal da palestra que Luiz Fernando Dutra Folly, mestre em Urbanismo pelo Prourb/FAU/UFRJ, apresenta nesta quarta-feira, 28, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, numa parceria entre o movimento Nova Friburgo 200 Anos e a CDL, como parte do projeto Quartas na História. O evento acontecerá às 18h30, sendo aberto à sociedade e não havendo necessidade de fazer inscrição.

Luiz Fernando Dutra Folly, paisagista formado no grau Cum Laude, especialista em História pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, analisou os processos de formação e transformação da Praça Princesa Izabel em relação ao centro urbano de Nova Friburgo, verificando sua importância e as razões pelas quais foi construída. Em sua tese de mestrado, A história da Praça Princesa Izabel em Nova Friburgo: o projeto esquecido de Glaziou, reconstruiu o projeto de Glaziou para a Praça Princesa Izabel, já que este nunca foi encontrado, baseando-se em indícios documentais históricos e iconográficos, que deram provas reais de seu traçado, mostrando a importância da sua criação para a sociedade friburguense do século 19 e começo do 20.

O primeiro projeto de Glaziou para Nova Friburgo

O mestre em Urbanismo também falará sobre o primeiro projeto de Glaziou. De acordo com Luiz Fernando, “a primeira intervenção de Glaziou em Nova Friburgo está vinculada ao projeto da Chácara do Challet, local destinado a servir de jardim para a residência do 1º Barão de Nova Friburgo, Antonio Clemente Pinto.

No projeto paisagístico realizado por Glaziou, que tem como característica o uso de planta baixa perspectivada, já se veem as áreas de todas as construções do terreno, incluindo a do chalé. Há uma perfeita continuação entre o jardim de Glaziou e o espaço interior do chalé, criado pelo arquiteto Karl Frederich Gustave Waehneldt, com seu pátio interno e seu jardim na parte inferior. “Neste projeto paisagístico de Glaziou percebemos os seus tão familiarizados traços românticos, com caminhos sinuosos que proporcionam descobertas a cada curva, de lagos, pontes, gazebos e outros detalhes que nos remetem à natureza e ao romantismo franceses. Mas também há os pequenos detalhes clássicos no projeto, como, por exemplo, a divisão simétrica dos canteiros na ilha do lago principal e nas hortas ou nos hortos”, diz Luiz Fernando.

Uma surpresa

Luiz Fernando apresentará uma surpresa durante a palestra, uma relíquia que faz parte da história de Nova Friburgo. Por isso, os apaixonados pela cidade e sua história não devem perder o evento, pois será dos mais interessantes e marcantes do Quartas na História.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade