Praça Getúlio Vargas será palco de intervenção artística neste domingo

domingo, 22 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Praça Getúlio Vargas será palco de  intervenção artística neste domingo
Praça Getúlio Vargas será palco de intervenção artística neste domingo

Neste domingo, 22, a Praça Getúlio Vargas será palco de um evento especial a partir das 9h. Intervenções artísticas serão realizadas no espaço e prometem atrair a atenção de quem passar pelo local. Os artistas plásticos Carlos Eduardo Dias Borges e Nena Balthar (foto) farão respectivamente a montagem de uma fotografia escultura e a ação "Perímetro na Praça”. 

Com início às 11h30 e término previsto para 12h30, a ação "Perímetro na Praça” consiste em medir com uma tira de papel o perímetro do espaço que antes era ocupado pelos eucaliptos retirados da Praça Getúlio Vargas. Ao final, as medidas serão armazenadas em um recipiente de vidro, que o tornará material de possíveis pesquisas. 

Em resumo, a ação terá uma abordagem artística, política e científica. O objetivo é investigar a natureza do desenho a partir de uma análise de quem o fez e gerar uma nova cartografia ou uma outra geografia do desenho. Isso porque a intervenção artística a que ela se refere é considerada um tipo de desenho aplicado na paisagem urbana ou de natureza.

Nena, que é doutoranda e mestre em Artes pelo IA/Uerj, bacharel em Gravura (EBA – UFRJ), e formação livre em cursos no MAM/RJ e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), explica que "nesse processo existem movimentos e deslocamentos no conjunto de gestos ao desenhar, nos quais o corpo todo se encontra ocupado: riscar, recolher, dobrar, armazenar, nadar. Convoca-se o corpo para percorrer superfícies de paredes, de papéis, de arquiteturas. Vislumbra-se o desenho como corpo-grafias. Nesses procedimentos toma-se a paisagem como convite à ação, e ela (a paisagem) também como ação”.

Vale destacar que a realização das intervenções artísticas foram idealizadas pelo artista plástico Marcelo Brantes e farão parte de um vídeo que ele está produzindo como parte de uma nova exposição. No entanto, é bom ressaltar que, em caso de chuva, as intervenções serão canceladas. O evento é aberto ao público. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: praça getúlio vargas | Arte
Publicidade