Praça Getúlio Vargas ganha circuito de trovas

Placas com poemas homenageiam os Jogos Florais, que começam na próxima sexta
sábado, 19 de maio de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Praça Getúlio Vargas ganha circuito de trovas

As luminárias metálicas de uma das alamedas da Praça Getúlio Vargas  receberam, esta semana, placas com poemas inspirados em Nova Friburgo. É o Circuito de Trovas, mais uma iniciativa do Comitê dos 200 anos em parceria com a União Brasileira de Trovadores (UBT) na cidade.

“Começamos a discutir estratégias para inserir a trova nas escolas, como legado do bicentenário, e o professor Mário Moreira propôs, então, que criássemos esse circuito na praça para a festa dos 200 anos. Encaminhei trovas para comitê, que selecionou as que estão na praça”, disse a presidente UBT e colunista de A VOZ DA SERRA, Elizabeth Souza Cruz.

As placas em formato de folha expõe 104 trovas, que são poemas de quatro versos com sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto verso. Na praça, há textos de vários trovadores da cidade e do país. De acordo com  Elizabeth o circuito ficará na Praça Getúlio Vargas por tempo indeterminado. Ela ainda afirmou que o projeto deve se espalhar por praças de outros bairro, a fim de popularizar a arte em Friburgo, que é considerada cidade sagrada da trova no Brasil. “A trova não é só um produto literário, mas um produto turístico da nossa cidade, patrimônio imaterial”, afirmou a trovadora.

Na próxima próxima sexta-feira, 25, começam a 59ª edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo, que vai durar todo o fim de semana e deve receber, ao menos, 60 trovadores de várias cidades do país. O evento será especial em homenagem aos 200 anos do município. A programação será divulgada na próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | evento
Publicidade