Com data de 21 de outubro, foi enviado pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo o ofício número 463/2014 ao Instituto Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), núcleo Petrópolis, alertando para o risco de acidentes que podem ser causados pela queda de galhos ou dos próprios eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas. No documento, é exposta também a intenção da Prefeitura de iniciar, ainda em novembro, os trabalhos de manutenção e poda das árvores.
Junto com o documento foi enviado em anexo um laudo técnico elaborado pela Universidade Estácio de Sá sobre a situação, o qual será usado pela Prefeitura como base para a realização dos procedimentos necessários para a manutenção dos eucaliptos, caso o escritório técnico não se manifeste.
A Praça Getúlio Vargas sempre teve como uma de suas principais características os eucaliptos. Porém, a chegada do verão e, consequentemente, do período chuvoso torna a queda dos galhos ou das próprias árvores um motivo de preocupação para todos os moradores da cidade.
Além da beleza, a praça também é o local de trabalho de muitos comerciantes, que atuam na tradicional feirinha vendendo roupas, brinquedos, bijuterias, entre outros produtos. Sobre a situação desses trabalhadores, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou: "De acordo com a Fundação Dom João VI, os artesãos da feirinha não poderão trabalhar nos dias e horários em que as podas estiverem acontecendo”.
Nativo da Oceania, o eucalipto é uma planta com capacidade de se adaptar a qualquer condição climática do planeta e possui, geralmente, de 30 a 55 metros de altura, com possibilidade de ultrapassar essa medida. Com diversas funções, o eucalipto pode ser utilizado na produção de vários itens, incluindo óleos, perfumes, produtos de limpeza e remédios, entre outros.
Deixe o seu comentário