José Duarte
Na tragédia de 12 de janeiro, toda A cidade foi atingida. Realmente Nova Friburgo ficou desfigurada em seu relevo, houve centenas de vidas perdidas e milhares de famílias desabrigadas. O complexo cultural da Praça do Suspiro, um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, ficou totalmente desfigurado pelas águas e barreiras, que transformaram o local num mar de lama. A centenária Capela Santo Antônio, a fonte do Suspiro, Praça das Colônias, o Teatro Municipal de Nova Friburgo, Teleférico, Tiro de Guerra, paisagens que constantemente foram filmadas e fotografadas pela grande beleza.
O Teatro Municipal teve o camarim atingido por lama e árvores; na Praça das Colônias, o restaurante e o telhado foram destruídos por árvores; o anfiteatro invadido por terra de encostas; na Praça dos Trovadores só ficou de pé a imagem de São Francisco de Assis; na fonte do Suspiro, mais devastação...
A fonte do Suspiro durante muitos anos inspirou poetas e casais de namorados. A Capela Santo Antônio já foi palco de eternos casamentos. O Teatro Municipal é, desde sua inauguração, o local de grandes espetáculos.
Mas o poder de recuperação, reconstrução e fé do povo friburguense certamente modificará tal imagem em pouco tempo. Servidores e máquinas da municipalidade entraram em ação e a Praça do Suspiro deverá voltar novamente a ser um encantador ponto turístico.
Deixe o seu comentário