Praça Dermeval é palco da 6ª edição da mostra de ciência e tecnologia

Público pode ter experiências em um planetário e testar últimas inovações tecnológicas
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O planetário da ciência na Praça Dermeval (Fotos: Henrique Pinheiro)
O planetário da ciência na Praça Dermeval (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

Começou na noite de terça-feira, 16, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A cerimônia que deu início à sexta edição da mostra, foi realizada no Teatro Municipal Laercio Ventura e contou com a presença de diversos representantes das instituições de ensino e pesquisa responsáveis pela organização e realização do evento.

Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, principal palco da mostra, foram montados diversos estandes nos quais os visitantes poderão conferir benefícios dos avanços tecnológicos e participar até de simulações dentro de um planetário improvisado, onde também haverá palestras, como explica um dos organizadores do evento Bruno Lannes.

“Este ano temos a Caravana da Ciência que está baseada na praça com muitas inovações em ciência e tecnologia e o planetário que vai atender de 40 a 50 alunos a cada meia hora até o próximo sábado, 20. Em outra tenda haverá simulações no espaço e uma bicicleta ergométrica para geração de energia. São inovações voltadas para os dias atuais.”, exemplificou Bruno.

Quem passar pela praça até o próximo domingo, 21, poderá ainda conferir a atuação das câmeras de segurança espalhadas pelas ruas de Friburgo, no projeto Cidade Inteligente. “Quem prestigiar a Semana de Ciência e Tecnologia vai conhecer como funcionam os equipamentos de monitoramento de câmeras das nossas ruas”, reforçou Bruno Lannes que também listou o que cada faculdade trouxe para o evento e solicita que os grupos interessados em assistir a palestras e participar das práticas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (telefone 2525 9100) e reservar um horário.

O Cevest (Centro de Formação para a Indústria do Vestuário), que faz parte da secretaria, está divulgando os cursos voltados para a transferência de tecnologia no setor vestuário, além do Cefet que participa com uma mostra de robótica e a Uerj que vai promover palestras sobre tecnologia voltada para celulares e computadores.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade