Começou na noite de terça-feira, 16, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A cerimônia que deu início à sexta edição da mostra, foi realizada no Teatro Municipal Laercio Ventura e contou com a presença de diversos representantes das instituições de ensino e pesquisa responsáveis pela organização e realização do evento.
Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, principal palco da mostra, foram montados diversos estandes nos quais os visitantes poderão conferir benefícios dos avanços tecnológicos e participar até de simulações dentro de um planetário improvisado, onde também haverá palestras, como explica um dos organizadores do evento Bruno Lannes.
“Este ano temos a Caravana da Ciência que está baseada na praça com muitas inovações em ciência e tecnologia e o planetário que vai atender de 40 a 50 alunos a cada meia hora até o próximo sábado, 20. Em outra tenda haverá simulações no espaço e uma bicicleta ergométrica para geração de energia. São inovações voltadas para os dias atuais.”, exemplificou Bruno.
Quem passar pela praça até o próximo domingo, 21, poderá ainda conferir a atuação das câmeras de segurança espalhadas pelas ruas de Friburgo, no projeto Cidade Inteligente. “Quem prestigiar a Semana de Ciência e Tecnologia vai conhecer como funcionam os equipamentos de monitoramento de câmeras das nossas ruas”, reforçou Bruno Lannes que também listou o que cada faculdade trouxe para o evento e solicita que os grupos interessados em assistir a palestras e participar das práticas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (telefone 2525 9100) e reservar um horário.
O Cevest (Centro de Formação para a Indústria do Vestuário), que faz parte da secretaria, está divulgando os cursos voltados para a transferência de tecnologia no setor vestuário, além do Cefet que participa com uma mostra de robótica e a Uerj que vai promover palestras sobre tecnologia voltada para celulares e computadores.
Deixe o seu comentário