Na noite do último sábado, 9, quem passou pelo centro de Lumiar pôde conferir mais um espetáculo da banda Euterpe Lumiarense. A apresentação, que aconteceu na Praça Carlo Maria Marchon e contou com a participação do grupo Sanfoneiros da Serra, integrou mais uma edição do projeto Banda na Praça, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.
Com um repertório que contou com muito chorinho e maxixe, a banda deu continuidade às celebrações do último dia 23 de abril, Dia Nacional do Choro e do aniversário do flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pixinguinha — um dos personagens mais notáveis da Música Popular Brasileira. Além disso, o Hino do Centenário de Nova Friburgo foi entoado em homenagem aos 198 anos do município comemorados no próximo dia 16.
No entanto, antes mesmo de começar a apresentação, o coordenador do projeto Banda na Praça da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, Manoel Antônio Spitz Sodré, dedicou o espetáculo a um dos maiores precursores da arte e cultura na cidade, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, que faleceu no último dia 19 de abril.
Considerada um elo simbólico entre as antigas tradições e a realidade atual, a Euterpe Lumiarense foi fundada em 1891 e desde então vem acompanhando o processo de profundas mudanças da sociedade local. Lumiar e São Pedro da Serra deixaram uma realidade cultural e econômica isolada, quase exclusivamente agrícola, para se integrarem a um grande universo globalizado.
Deixe o seu comentário