O prefeito de Nova Friburgo, engenheiro Heródoto Bento de Mello, foi um dos primeiros voluntários a distribuir adesivos para motoristas, na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, na abertura da campanha educativa Pedestre pede passagem, do Rotary Club de Nova Friburgo e da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran). Durante toda a manhã e até o início da tarde, foram realizadas blitzes educativas nos principais cruzamentos do centro da cidade, nas faixas de pedestres, com entrega de adesivos com o texto “Eu respeito a vida – Dou preferência ao pedestre” convidando os motoristas a aderir à campanha. O prefeito falou com entusiasmo da campanha e alertou que o respeito às faixas de pedestres é uma questão de educação e deve ser sempre incentivado.
Representantes do Rotary Club de Nova Friburgo, liderados pelo presidente do Conselho Diretor período 2008/2009, Antônio Carlos Celles Cordeiro, os rotaryanos Bruno Mayer, Gerente Operacional da Concessionária de Transportes Públicos de Nova Friburgo, Friburgo Auto Ônibus Ltda, Faol – responsável pela execução do projeto do PPP, e Rodrigo Guimarães, presidente no período 2009/2010; o superintendente da Autran, cel. Hudson de Aguiar Miranda, comandante da Força Tarefa de Ordem Urbana do município; o assessor e consultor coronel Claudecir Ribeiro; e diretores da concessionária Rota 116 participaram das blitzes, sob a supervisão de agentes da Autran.
Um dos destaques da campanha foi a senhora Izabel Avellar Cortez, esposa do rotaryano Elias Cortez, idealizador do PPP. Ela afirmou estar muito emocionada ao participar da primeira grande mobilização do Rotary no sentido de conscientizar motoristas e pedestres para a importância de que haja um respeito mútuo entre as pessoas como ponto de partida para a redução dos incidentes de trânsito no município. A campanha já está nas ruas, com veiculação de peças de divulgação, com a logomarca do PPP, nos vidros traseiros de ônibus da Faol e nas páginas de A VOZ DA SERRA, que também está divulgando o movimento. O PPP tem o apoio das empresas Linha e Verbo Comunicação em Movimento, HN Comunicação Visual, Faol – Friburgo Auto Ônibus, Concessionária Rota 116 e Universidade Candido Mendes, através do curso de Jornalismo, que fez a divulgação e cobertura do evento.
A campanha educativa tem o objetivo de alertar a população para a necessidade de um maior respeito mútuo, como melhor maneira de se evitar atropelamentos e acidentes de trânsito nos cruzamentos. A campanha educativa tem caráter permanente, desenvolvendo um tema específico a cada ano, sempre com o intuito de buscar um maior esclarecimento da população em geral para o respeito às leis de trânsito e ao próximo, como a melhor forma de reduzir a violência no trânsito, um grave problema em Nova Friburgo e que tem provocado muitas mortes, em especial de jovens.
Bruno Mayer explica que se optou por adesivos de carros por dois motivos: “Queremos uma cidade melhor e a opção de panfletos não é a mais indicada, pois as pessoas acabam deixando cair no chão e não dão a atenção devida. O adesivo é diferente, tem uma conotação de participação; o motorista que colocar o material em seu carro tem consciência da importância da campanha”, afirmou. O coronel Hudson também reforçou a importância dos adesivos e explicou que eles têm um efeito multiplicador. “Sempre que o motorista sair de casa, com o veículo adesivado, estará nos ajudando a divulgar a campanha de conscientização. Haverá um efeito multiplicador e isso é muito importante neste momento”, lembrou.
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