Os parques oferecem uma grande variedade de atrações para quem gosta de curtir a natureza durante os feriados. E a Região Serrana é farta neste quesito. São áreas com trilhas, poços, cachoeiras, montanhas e muito verde. E, em alguns deles, como o Parque Estadual dos Três Picos, os visitantes contam com orientação e apoio dos guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além do apoio das Unidades de Policiamento Ambiental (Upam).
Para a conduta consciente em unidades de conservação, os visitantes devem adotar uma série de cuidados e sempre procurar informação nos centros de visitantes, situados nas sedes dos parques. A caminhada deve ser feita somente nas trilhas, evitando atalhos que são perigosos e degradam o ambiente. Levar materiais de primeiros socorros e informar imediatamente em caso de acidente são outras condutas recomendadas.
Durante os passeios também se deve deixar cada coisa em seu lugar e não riscar pedras ou troncos de árvores, além de observar os animais à distância, sem alimentá-los. Outras recomendações: não fazer fogueiras e levar todo o lixo produzido até um ponto de coleta.
Confira as principais atrações de dois dos parques estaduais com maior volume de visitação do estado situados na Região Serrana:
Parque Estadual dos Três Picos
O Parque Estadual dos Três Picos — o maior do estado — tem área de 65 mil hectares. Para os visitantes ocasionais uma boa opção é o centro de visitantes em Cachoeiras de Macacu, que conta com exposição e um jequitibá milenar, além do Vale da Revolta, em Teresópolis, com banho de rio e caminhadas.
Entre Nova Friburgo e Teresópolis encontram-se as montanhas mais conhecidas, além dos Três Picos (o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316 metros), o Capacete, o Morro dos Cabritos, a Pedra d’Anta e formações menores, com formas curiosas, como os Dois Bicos do Vale das Sebastianas e a Caixa de Fósforos.
Nas trilhas que percorrem trechos de Cachoeiras de Macacu há dezenas de quedas d’água, entre as quais se destacam as cachoeiras da Barba, do Tenebroso, do Chapadão e a da Furna da Onça.
Parque Municipal Juarez Frotté
O Parque Municipal Juarez Frotté fica a poucos minutos do ponto final do bairro Cascatinha e tem como atrativo principal uma sequência de poços e cachoeiras, além de uma grande área de lazer, trilhas e um mirante, onde pode-se observar o centro de Nova Friburgo.
O parque, repleto de espécies da Mata Atlântica, é sede também de projetos de viveiro de árvores para reflorestamento junto a crianças de escolas públicas e particulares.
Parque Estadual do Desengano
O Parque do Desengano, com 22,4 mil hectares de área, é a mais antiga unidade de conservação do estado. Tem sede na cidade de Santa Maria Madalena, na Região Centro-Norte do estado. Junto à sede, que conta com área de lazer e de exposições, está o Horto Florestal Central Santos Lima, onde os visitantes podem adquirir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
O principal destaque do Parque Estadual do Desengano são as trilhas, como a Trilha da Pedra do Desengano, com 3,6 quilômetros, uma das mais conhecidas. A Pedra do Desengano é o ponto culminante do parque, com 1.761 metros de altitude. Outra opção muito apreciada é a trilha de mais de sete quilômetros que leva ao Pico Mata Cavalo, com 1.477 metros de altitude, na qual os visitantes podem apreciar riachos, florestas e belas formações rochosas.
Vale conhecer a Cachoeira da Cascata e Poço do Padre, na região da Morumbeca dos Marreiros; Cachoeira Bonita e Roncador, na região de Babilônia, e Sossego do Imbé, divisa de Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena.
Para mais informações sobre estes e outros parques estaduais visando a um bom passeio, conforme as regras acima, os interessados podem acessar o site do Inea (www.inea.rj.gov.br).
Deixe o seu comentário