Poucas e boas

O estudo levou em consideração a falta de atividade física em cada um dos 122 países pesquisados, medindo quais são os que possuem a maior proporção de sedentários.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Poucas e boas
Poucas e boas

Carlos Emerson Junior

Deixar para divulgar exatamente durante os Jogos Olímpicos de Londres que o Reino Unido tem a terceira população mais sedentária do planeta, abaixo apenas dos cidadãos de Malta e Sérvia, parece maldade e não combina nem um pouco com o espírito esportivo e saudável do evento. Mas pensando bem, a ocasião não poderia ser melhor!

O estudo levou em consideração a falta de atividade física em cada um dos 122 países pesquisados, medindo quais são os que possuem a maior proporção de sedentários. Os melhores resultados foram encontrados em nações menos desenvolvidas como Benin, Bangladesh, Moçambique e a Mongólia, especialmente por parte de sua população masculina.

A pesquisa foi patrocinada pela revista médica The Lancet e conduzida por uma equipe multinacional chefiada pelo epidemiologista brasileiro Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Aliás, o Brasil também deixou a desejar, ocupando o 25º lugar. Mais de 40% dos homens e 50% das mulheres não se exercitam devidamente.

Sem querer generalizar, tenho a impressão de que quanto mais ricos ou desenvolvidos ficamos mais preguiçosos nos tornamos. Mas será mesmo? O critério adotado, 30 minutos de exercício moderado, 5 dias por semana ou 20 minutos de exercício intenso por 3 dias, não é nada complicado, uma simples caminhada já serve. Fico imaginando que resultados encontraríamos nas cidades brasileiras. Como a nossa querida Nova Friburgo ficaria na foto?

*****

Boas iniciativas devem ser divulgadas. Seguindo o exemplo de cidades como o Rio e São Paulo, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo promulgou a Lei Municipal 4.099, que eleva o controle populacional e de zoonoses de caninos, felinos e equinos à condição de saúde pública e garante a prática de esterilização cirúrgica gratuita, o que servirá para diminuir o número de animais abandonados pelas ruas da cidade.

Quem comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos poderá operar seu animal de estimação de graça, nos estabelecimentos municipais ou conveniados. Temos a obrigação de cobrar o cumprimento dessa importante medida, não aceitando de jeito algum o seu esquecimento. A boa experiência dos cariocas, onde o serviço existe desde 2003, mostra que também estamos no caminho certo.

*****

Em dezembro do ano passado, na crônica “Viagem para o Rio”, publicado aqui mesmo no Caderno Light, reclamei dos engarrafamentos constantes na BR-101, a partir do Shopping de São Gonçalo. Provocados pela estreitíssima Estrada do Contorno e o excesso de veículos na Ponte Rio-Niterói, praticamente obriga o pessoal que desce diariamente para o batente na capital, embarcar nos horários das 4, 5 horas da madrugada.

Com o frio que tem feito, imaginem o sofrimento!

Infelizmente, de lá para cá, a situação degringolou de vez e eu mesmo, depois de perder um sem número de compromissos, passei a voltar para o Rio nos domingos à tardinha, o que se não garante estrada livre, pelo menos me poupa de uma série de contratempos. Nada justifica que uma viagem para Nova Friburgo, no meio da semana, demore inacreditáveis quatro horas, como tenho tido o desprazer de encarar.

Oito meses depois, além dos dois nós acima citados, obras, acidentes, blitz policiais, manifestações públicas, excesso de carros nas vias, estradas em péssimo estado de conservação e pedágios caros juntaram-se para provar que a infraestrutura rodoviária fluminense ficou mais precária e frágil. Se nada for feito, meus caros, a economia de Nova Friburgo vai pagar um preço muito alto para escoar seus produtos e pior, assistir ao sumiço dos turistas.

Afinal, não é todo mundo que tem disposição para encarar essa dureza...

*****

A internet volta e meia prova que é muito parecida com a vida real. Se você não tomar cuidado, acaba dançando nas mãos de um hacker qualquer. Desta vez assumo, fui o culpado pela invasão de minha conta no Twitter, aquela rede social que só deixa você falar, ops, escrever 140 caracteres de cada vez. O bandidão, que nem sei se é humano ou um computador-zumbi qualquer, se apoderou de minha página e publicou dezenas de posts, com propaganda de tudo o que vocês imaginarem.

Pois é, possivelmente uma senha frouxa e um certo desinteresse no uso do microblog, facilitaram a, digamos assim, ocupação do meu território. Pouco caso perde e se não fosse o alerta de uma amiga aqui de Nova Friburgo, acho que até hoje não teria sequer notado! Imediatamente alterei a senha, desta vez bem complicada, mudei o login de acesso e, como não podia deixar de ser, apaguei todo o lixo.

Aprendi a lição? Nem respondo! De qualquer maneira, não adianta, temos que ficar sempre de olho nas nossas contas na rede e usar, de preferência, senhas mais elaboradas e diferentes para cada serviço. É chato e dá trabalho, mas quem disse que viver (na internet) é fácil?

Meu novo endereço no Twitter é @blogdaserranf. E pode aparecer sem sustos, agora estou sempre por lá!

carlosemersonjr@gmail.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade