Pacientes que estavam com consultas médicas agendadas não foram atendidos nas últimas quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. A unidade não abriu as portas por três dias seguidos porque, além do feriado nacional, na quarta-feira, 12, a maioria dos servidores públicos da Prefeitura de Nova Friburgo ganhou folga nos dois dias seguintes por causa do ponto facultativo. A medida teria afetado outros postos da cidade.
“Isso é uma falta de respeito com a população. Doença não espera!”, reclamou a comerciante Rosângela Bello ao chegar ao posto na manhã da última sexta-feira, 14, e deparar-se com os portões fechados. Na semana anterior, ela havia conseguido agendar uma consulta com o médico pneumologista porque precisa fazer uma radiografia no tórax.
“O meu caso, a princípio, não é grave, mas há crianças e idosos doentes precisando de atendimento médico. Os funcionários do posto anotam o nosso telefone quando marcam a consulta, por isso eles deveriam, pelo menos, ter nos avisado que o posto não funcionaria nestes dias. Onde já se viu um posto de saúde não funcionar por três dias seguidos?”, protestou a comerciante que mora no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino.
Moradores de Salinas, no distrito de Campo do Coelho, e Maria Teresa, em Riograndina — localidades a cerca de 30 quilômetros de distância do Centro — acordaram de madrugada para tentar agendar uma consulta com médicos especialistas, na última sexta-feira, 14, no posto Sylvio Henrique Braune, mas acabaram perdendo a noite de sono. Um aviso afixado no portão da unidade informava que a marcação de consultas não aconteceria naquele dia.
“Eu dormi na casa de um sobrinho no Vale dos Pinheiros e cheguei ao posto às 6h10 para mostrar um exame ao médico, mas acho que terei que remarcar a consulta. Eles não avisaram que o posto não ia funcionar”, reclamou Vera Bizzotto. A moradora do Cônego ainda contou que quando chegou à unidade havia cerca de 12 idosos em busca de remédios controlados. “Uma velhinha não sabia ler e ficou um tempão esperando o posto abrir. Teve gente que chegou aqui às 3h para a fila de marcação de consultas e o posto não abriu ao amanhecer”, disse.
O feriado prolongado foi autorizado pelo prefeito Rogério Cabral na última terça-feira, 11. O decreto municipal 273/2016 instituiu o ponto facultativo na quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, assim, a maioria do servidores só voltará ao trabalho nesta segunda-feira, 17. Os setores cujo serviço é indispensável, como unidades de saúde com atendimento 24 horas e a Defesa Civil, no entanto, funcionaram normalmente.
A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Secretaria municipal de Saúde para saber o que acontecerá com os pacientes que estavam com as consultas médicas marcadas, mas que não foram realizadas nos postos, nos últimos dias.
Em nota, a prefeitura informou que a equipe dos postos entrará em contato com os pacientes, por telefone, para remarcar as consultas. “As consultas serão realizadas e todos os pacientes serão atendidos”, diz a nota.
Deixe o seu comentário