Posto do Suspiro implanta sala de apoio à amamentação

quinta-feira, 13 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Posto do Suspiro implanta sala de apoio à amamentação
Posto do Suspiro implanta sala de apoio à amamentação

(SECOM) A amamentação reduz a mortalidade infantil por diminuir o risco de doenças comuns da infância, como diarreia e pneumonia, e promove maior vínculo afetivo entre mãe e filho. O efeito protetor da amamentação também se reflete de forma positiva na vida adulta com menor risco para obesidade, hipertensão e doença cardiovascular.

A legislação brasileira, através da portaria da Anvisa nº 193, deu mais um passo para apoiar à mulher que amamenta. Prova disto foi o estabelecimento de normas técnicas para a retirada de leite humano através de “ordenha”. A mãe utiliza salas apropriadas para este uso e sob rigorosa higienização e controle de estocagem.

Em Nova Friburgo, as salas de apoio à amamentação são locais destinados à orientação com profissionais da Secretaria de Saúde sobre amamentação, retirada e estocagem de leite materno em caso de excesso. Têm por objetivo atender às mulheres que precisam esvaziar as mamas e coletar leite para seu próprio filho ou para doação a um Banco de Leite Humano.

A implantação da sala de apoio à amamentação na Policlínica Centro é uma promoção da Direção da Policlínica Centro e Fundação Municipal de Saúde e pelo seu alto valor social vem captando parceiros como a Unimed Nova Friburgo e o Rotary Club.

No último dia 6 de outubro, 28 profissionais discutiram em uma oficina de sensibilização na Policlínica Centro. O encontro teve como objetivo criar estratégias de implantação da sala de apoio para ser usada pelas trabalhadoras e mães usuárias deste serviço de saúde.

No Posto do Suspiro, toda quinta-feira, mães e recém-nascidos passam por consultas e Teste do Pezinho logo após a alta hospitalar, recebem orientações de amamentação, tiram dúvidas sobre como evitar “rachaduras” nos mamilos, ingurgitamento mamário e sobre como lidar com o choro do bebê neste período. Este momento constitui uma oportunidade ímpar para orientar e apoiar a amamentação, mas também para garantir um espaço adequado para sensibilizar doadoras, coletar e estocar leite materno, congelando-o para depois enviar para o Banco de Leite.

O Banco de Leite Humano, do Hospital Maternidade Nova Friburgo, necessita receber maior volume de leite materno doado para pasteurizar e atender à demanda da unidade neonatal. Assim, estocado e congelado na Policlínica Centro tem por objetivo contribuir para melhorar o estoque do BLH-HMNF.

A importância desta integração entre a Policlínica Centro e o Banco de Leite Humano foi ressaltada pela Drª Rosane Siqueira, coordenadora de aleitamento materno no município e do projeto sala de apoio à amamentação, que destacou o impacto que este tipo de ação pode trazer para melhoria da saúde da mulher e da criança em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade