Posto do Cordoeira realiza encontro comemorativo de grupo antitabagista

quarta-feira, 24 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Dia 16 foi muito especial para a comunidade do bairro do Cordoeira. Cerca de quinze pessoas—que integram o grupo antitabagismo da Secretaria de Saúde—participaram de um encontro promovido pela equipe do Posto de Saúde Ariosto Bento de Melo. O objetivo do evento foi reunir os participantes do núcleo do Cordoeira para comemorar os resultados obtidos há dois anos. Durante toda a tarde o público participou de diversas atividades, entre elas a palestras da psicóloga Swami Gomes, que falou sobre os benefícios de não fumar.

Além de festejar com os usuários a vitória de se abandonar o fumo, os organizadores também incentivaram os participantes a continuarem sem o consumo do tabaco. “Nosso objetivo foi realizar um momento comemorativo, onde as pessoas pudessem contar suas vitórias e partilhar suas dificuldades”, diz a psicóloga Swami Gomes. A profissional, que coordena o grupo no bairro, vem acompanhando ao longo de dois anos dezenas de pessoas e diz que o resultado é muito gratificante. “A maioria consegue parar de fumar. Eles se esforçam o máximo e a gente dá o apoio necessário”, completa.

Francesco Demascena é um exemplo de esforço e superação. Em apenas dez meses, o pintor conseguiu abandonar o cigarro e cultivar hábitos saudáveis de vida. Segundo Swami Gomes, Francesco é um modelo porque colocou sua força de vontade acima de tudo. Ao perguntar como ele fez para se chegar aos resultados ele rapidamente responde: “Existe uma diferença entre quem quer tentar parar de fumar e quem vem para parar de fumar realmente. Eu vim para parar”, diz o participante.

O encontro terminou com um lanche oferecido pela coordenação do posto—segundo Swami, é uma forma simples de incentivar a cultura antitabagismo. Em Nova Friburgo a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Programa de Controle do Tabagismo, instalado na Gerência de Vigilância em Saúde, que coordena os grupos para tratamento dos fumantes nas Unidades de Saúde. São centenas de pessoas beneficiadas em todo o município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade