A diversidade de entidades representadas durante a posse do novo presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), no Hotel Bucsky, na noite de sexta-feira, 21, mostrou a força da instituição, que completou 40 anos de fundação, comemorados no mesmo dia. O engenheiro civil José Augusto Spinelli assumiu a presidência e agregou a sua diretoria representantes de diversos setores da engenharia.
Ofertado pelo Sindicato das Indústrias da Construção de Nova Friburgo (Sinduscon), o jantar contou com cerca de 150 pessoas. Vereadores, o deputado Rogério Cabral, representantes de Olney Botelho, secretários municipais (que representaram o prefeito Heródoto Bento de Mello) e diretores do Crea e de empresas friburguenses e de entidades de classe se uniram aos engenheiros e arquitetos na comemoração da posse e dos 40 anos da Aeanf.
Em seu discurso, o presidente do Sinduscon, Ediwar Ismério Machado, destacou a necessidade de união entre as entidades, por isso o desejo do sindicato em oferecer o jantar. “Vejo entidades separadas e não acredito que possamos andar sós, precisamos uns dos outros”, deu o tom ao discurso, destacando as qualidades do novo presidente.
Atual secretário de Meio Ambiente, o engenheiro Ivison Soares Macedo, ex-presidente da Aeanf, discursou e enfatizou a força da associação ao longo de sua existência. Ele frisou a diversidade de modalidades da engenharia representadas na diretoria eleita e agradeceu aos companheiros que atuaram com ele no mandato que se encerrou. Ele ainda foi positivo ao destacar a preocupação do atual governo em combater a pobreza com ações que levem aos mais humildes a orientação técnica necessária. “Governo, Crea e Aeanf devem andar juntos para trazer tecnologia de engenharia para os que não têm acesso a este tipo de serviço”, disse.
Depois das palavras do vice-presidente do Crea, Luís Antônio Cosensa, o novo presidente agradeceu a presença de seu pai, Nelson Spinelli, de 90 anos. Ele defendeu a ideia de que Nova Friburgo precisa de uma organização urbana e a instituição tem participação ativa nisso, desde a Lei de Parcelamento e Uso do Solo (que necessita de melhorias), quando a Aeanf teve papel importante na ligação dos profissionais com a sociedade.
O presidente José Augusto lembrou que a história da entidade começou há 40 anos, quando um grupo de profissionais se uniu para buscar soluções estruturais para problemas existentes no município, surgindo, então, a Aeanf. “Durante a gestão de um dos fundadores, Heródoto Bento de Mello, a lei foi reformulada e implantada, sendo então criado o Plano Diretor de Nova Friburgo, aprovado no governo passado”, explicou. “Nossa cidade ainda é boa e por sua quantidade de Mata Atlântica sai na frente de muitas outras regiões, pois podemos oferecer aos nossos descendentes um futuro melhor”, ressaltou, destacando a qualidade da nova diretoria, formada ainda pelo engenheiro mecânico Gilberto Rabelo, a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira e o engenheiro florestal Alexandre Borges, que atuaram no biênio de 2009-2011.
Hora Técnica desta quarta celebra os 40 anos da Aeanf
Considerado o maior instrumento de informação da entidade e de grande importância para, através dos profissionais que participam, esclarecer dúvidas da população, o programa Hora Técnica, semanalmente levado ao ar pela Aeanf, às quartas-feiras, transmitirá hoje, 26, o jantar de comemoração dos 40 anos da entidade, que também foi marcado pela posse festiva da recém-eleita diretoria da entidade.
Por conta disso, excepcionalmente o programa não será ao vivo e também não contará com a participação dos telespectadores. O Hora Técnica vai ao ar às 21h, pela TV Zoom, canal 10 do sistema RCA. Para saber mais sobre a Aeanf basta acessar o site www.aeanf.org.br ou enviar e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário