Portal do Cidadão vai reunir informações sobre o atendimento a pacientes do SUS

quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Os usuários do SUS poderão acessar as informações sobre o atendimento que receberam nas unidades de saúde pública, por meio do Portal de Saúde do Cidadão, lançado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No endereço portaldocidadao.saude.gov.br serão registradas informações sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias. 
A divulgação das informações é restrita aos pacientes, que poderão liberar os dados para um médico de sua confiança, ou permitir que todos os profissionais que o atendam tenham acesso. O usuário também poderá acrescentar livremente informações importantes relacionadas à sua saúde, como doenças crônicas ou alergias, ou incluir links de laudos e exames já realizados. Dessa forma, o profissional de saúde que tiver acesso a essas informações vai poder, de qualquer lugar do Brasil, traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico de cada paciente. 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca a importância de ter um registro como esse. “Isso pode ajudar, por exemplo, uma pessoa que for atendida em um serviço de urgência e emergência. Se ela tiver as informações no portal, com o nome dela, com o número do Cartão SUS, o profissional de saúde pode acessar a informação naquele portal e com isso cuidar melhor dessa pessoa. Isso permite também que a pessoa tenha acesso a todos os registros de internação, de consultas ambulatoriais, de cirurgias que estejam no nome dela, nos registros feitos pelo Sistema Único de Saúde. Permite também que uma pessoa que queira abrir um número do Cartão SUS, abra diretamente no portal, ou seja, ela faz o seu cadastro, atualização dos dados, ganha um número do Cartão SUS no portal e depois ela procura a unidade de saúde para confirmar esse cartão”.
O portal também vai possibilitar que os usuários localizem, por meio de consulta no sistema, todos os estabelecimentos que atendem pelo SUS, como unidades básicas, clínicas e hospitais. Com o auxílio de mapas, o cidadão localizará a opção de atendimento mais próxima e identificará pontos para retiradas de medicamentos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade