“Porque nasci aqui; passei minha infância e juventude estudando e posteriormente trabalhando (antiga Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo). Joguei futebol defendendo o antigo Fluminense A.C. (hoje Friburguense F.C.). O saudoso Cinema Eldorado era o ponto de encontro da intelectualidade friburguense da época. Após anos fora de Nova Friburgo (residindo em Niterói e Rio de Janeiro), trabalhei e consegui me diplomar em medicina pela então Faculdade Fluminense de Medicina. Meu grande objetivo e sonho era retornar à minha terra, a fim de oferecer meu trabalho profissional a este povo tão querido. Sou deslumbrado pelas belezas naturais de nossa terra, suas montanhas, seu clima, seus bairros maravilhosos (Cônego, Sans Souci, Vale dos Pinheiros, Mury, Lumiar, Amparo, entre outros). Sou admirador do alto padrão cultural de nossos jovens. Impressiona-me muito o estrondoso sucesso dos festivais de inverno, particularmente os espetáculos de músicas clássicas. Os jovens lotam esses concertos. Aqui construí minha família: esposa, filhos (já formados e exercendo com sucesso suas profissões, o que muito me honra e alegra). Nossa cidade é extraordinariamente rica no comércio (supermercados, mercados de construções, lojas de vestuário masculino e feminino, livrarias etc.), fazendo com que nossa população não precise se deslocar para outra cidade para fazer compras. Aqui temos todos os gêneros de mercadoria. Nossa terra é campeã em gastronomia. Temos os melhores restaurantes. Poucas cidades do nosso porte possuem essa rica variedade de restaurantes. Sou um grande admirador da Queijaria Escola, belíssima, que atrai milhares de turistas por sua beleza e a eficiência de seus produtos. Por todos estes motivos é que o meu amor por Nova Friburgo se justifica”.
Dr. Carlos Pecci
“Eu sou nascido e criado nesta bela cidade. Ela foi palco dos momentos mais importantes que vivi, desde minha infância, vivida intensamente no Cônego, até os dias de hoje. Nascido na década de 80, tive o prazer de crescer livre, passeando pra lá e pra cá, a pé ou de bicicleta, explorando, como eu dizia, me embrenhando mato adentro, descobrindo cachoeiras, rios e aproveitando toda a natureza que nos circunda e que muitos sequer dão o devido valor. Tive o prazer de, junto com meus amigos, aproveitar a pacata Nova Friburgo, obviamente pacata quando comparada ao Rio de Janeiro e a outras grandes cidades, onde sempre pude passear tranquilamente, e isso ainda pode ser observado no dia a dia e nas festas públicas. A beleza natural de nossa cidade é exuberante! Existem inúmeras possibilidades de caminhadas ecológicas, tais como o Parque dos Três Picos, Furnas, Pedra Catarina, Pedra do Imperador, Lumiar etc. Além das caminhadas temos opções de rafting, montanhismo, arvorismo e muito mais, ou seja, as possibilidades neste sentido são enormes. Além disso, temos em Nova Friburgo o privilégio de termos a nosso alcance o agito do Rio de Janeiro a pouco mais de uma hora e meia de distância, a proximidade da Região dos Lagos e suas belas praias, e a tranquilidade de nossos cantões, como Macaé de Cima, Rio Bonito, São Pedro da Serra e outros, que nos remete a um estilo de vida interiorano, o qual eu admiro muito, praticamente esquecido por muitos que vivem nos grandes centros. Outro ponto fundamental em Friburgo é o clima agradabilíssimo que sempre encontramos aqui. A temperatura, ainda que em seus extremos, é sempre agradável. No inverno, o frio traz um clima aconchegante, que possibilita uma busca gastronômica por toda a cidade, onde é possível encontrar ótimos restaurantes, com uma enorme variedade de sabores e culturas. Ademais, ainda contamos com festivais culturais com muita música, teatro etc.. Enfim, amo esta cidade porque ela é uma das poucas onde se pode ver desenvolvimento social e econômico acontecer concomitantemente, com tranquilidade de uma cidade do interior, sem se desfazer de suas características originárias de colônia suíço-alemã, tornando-a uma cidade diferenciada das demais. Com tantas qualidades, o que mais eu poderia querer?”
Guilherme Albuquerque Braune
“Amo Nova Friburgo porque construí minha vida profissional na cidade, tenho muitos amigos, além da minha família também morar aqui. Gosto de andar pelas ruas e poder reconhecer as pessoas, o que numa cidade grande seria muito difícil. O clima é maravilhoso, a natureza exuberante, principalmente as manhãs de inverno ensolaradas, que me encantam com tanta beleza”.
Merilandy Shitino
Deixe o seu comentário