O Conselho da Moda apresentou na terça-feira, 17, o ‘Planejamento Estratégico do Polo de Moda Íntima, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região’ para o triênio 2009 - 2011. Empresários e diversos profissionais ligados ao setor compareceram e puderam conhecer as perspectivas do ‘Programa de Desenvolvimento Estratégico Integrado do Arranjo Produtivo Local de Moda’. O encontro ocorreu no auditório do Senai-Nova Friburgo.
O presidente do Conselho da Moda, Carlos José Ieker, abriu o evento dando as boas-vindas a todos. Aproveitou a ocasião para ratificar a importância do associativismo e do planejamento integrado. “É difícil fazer um planejamento e mais difícil ainda é executá-lo. Por isso é importante a participação de todos. Esta é uma forma de nos diferenciarmos e de mantermos a nossa visibilidade como polo de referência nacional”, afirmou.
Diversas reuniões do Conselho da Moda com técnicos e empresários do setor precederam a confecção do documento cuja elaboração final coube ao consultor e administrador de empresas Marcelo Ferreira. O Planejamento Estratégico pretende nortear as ações das instituições que compõem o Conselho da Moda, incentivando a integração das ações dos empresários do polo com vistas ao seu fortalecimento. Entre os principais desafios estão aumentar a confiança e o nível de cooperação entre as instituições parceiras e entre as instituições e as empresas, atrair empresas para participar e também a sustentabilidade das ações.
A importância da participação dos empresários do polo para o sucesso da iniciativa também foi enfatizada. “É preciso que as empresas trabalhem em conjunto e estejam por dentro dos assuntos discutidos pelo Conselho da Moda, que visa auxiliar e fortalecer o polo de moda da cidade e região”, reiterou Ieker.
PLANEJAMENTO - Marcelo Ferreira apresentou o cronograma de atividades e resultados esperados. Um dos principais objetivos é a instalação do Centro de Referência da Moda, no bairro da Ponte da Saudade. Está nos planos, também, a implantação do showroom e do Museu da Lingerie, incluindo-os no circuito turístico da cidade. Pretende-se atrair cerca de dez fornecedores e 30 empresas para a exposição de produtos no showroom.
Para aprimoramento do design de produtos do polo, estão previstas as seguintes ações estruturantes: benchmark e pesquisa de tendências; construção de competência instalada em design; realização de palestras, workshop e oficinas. Entre os resultados esperados estão a elaboração de pesquisas de tendência em moda e a realização de workshops com temas na área de design, além da implantação de oficinas de criação integrada em estilismo, padronização e modelagem.
Também foram destacadas as ações voltadas à capacitação em gestão empresarial, implantação do programa de desenvolvimento da empresa familiar e do programa de formalização de empresas. Espera-se realizar diagnóstico referente à logística de distribuição e comercialização empreendida atualmente pelas empresas do polo, além de um estudo de viabilidade técnica e econômica referente à estruturação de novos mecanismos de distribuição e comercialização.
Ferreira atentou para a importância de se garantir a qualidade dos produtos desenvolvidos pelas empresas do polo e da inserção da tecnologia para a disseminação de informação. Entre as ações estruturantes está o incentivo à implantação do Selo de Origem e Qualidade. Também está em pauta a responsabilidade socioambiental, através da implantação de um programa voltado à coleta e reciclagem de resíduos industriais do polo e de um diagnóstico referente ao resíduo industrial gerado pelas empresas do setor. O Fórum da Moda e o Conversa Íntima permanecerão no calendário.
FEVEST - Para apoiar o acesso do polo ao mercado será promovida a participação de dez empresas do APL em pelo menos uma feira nacional e uma internacional (América Latina, EUA ou Europa) por ano. A construção da E-Fevest – shopping eletrônico da Fevest – fortalecerá e abrangerá os negócios dos confeccionistas que participam da feira. Em 2009, apenas as empresas de Nova Friburgo e região poderão montar estandes na Fevest, mas Ieker lembrou a relevância da participação dos empresários locais na feira, visto que, do contrário, fica inviável não abri-la para empresários de fora. “Esta foi a maneira encontrada para atender às empresas que veem a feira desta forma. Agora, é importante que tenham o interesse em participar e fortalecer o processo local”, finalizou.
CONSELHO DA MODA - O Conselho da Moda, governança do Polo de Moda Íntima, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região, foi criado para discutir questões estratégicas, adotando uma linha comum de atuação entre seus parceiros. Além de racionalizar os investimentos, esta forma de administração evita duplicidade nas iniciativas das diversas entidades que atuam no desenvolvimento da região. Ações de curto, médio e longo prazos adequam a realidade do mercado à demanda das empresas participantes. As instituições que compõem o Conselho da Moda são Firjan, Sebrae, Sindvest, SenaiModa, Senai, IPRJ/Uerj, prefeituras municipais de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras e Macuco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, MDIC, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Afinco e Abit.
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