Polo de Moda Íntima tem 14 confecções aprovadas em auditorias de magazines

quarta-feira, 17 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Polo de Moda Íntima tem 14 confecções aprovadas em auditorias de magazines
Polo de Moda Íntima tem 14 confecções aprovadas em auditorias de magazines

Algumas das principais confecções do Polo de Moda de Nova Friburgo, fornecedoras de lingerie e fitness para magazines, passaram com louvor pelas auditorias promovidas pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne as principais empresas varejistas como: C&A, Carrefour, Hering, Marisa, Leader, Pernambucanas, Renner, Zara, Richuelo, Walmart, Pão de Açúcar e tem o apoio do Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial.
A ABVTEX colocou em prática o Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo, que verifica e atesta a conformidade dos processos produtivos de seus fornecedores. Segundo o site da ABVTEX, o Programa “tem por objetivo permitir ao varejo qualificar e monitorar seus fornecedores quanto às boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho”.
“As empresas do polo de Nova Friburgo foram aprovados pelos auditores com média acima de 9. Estamos muito orgulhosos desse resultado, que atesta a competência das confecções do nosso polo”, explica a empresária do setor, Nelci Layola Porto, presidente da Firjan Regional e do Conselho da Moda. Cem por cento das empresas que participaram da auditoria foram aprovadas, entre elas: Akik, Ambiente Íntimo, Kika Lingerie, CCM, DJM Fitness, Evidenza, Jescri, Leovilu, Lucitex e Suspiro Íntimo.
O PROCESSO – Todos os fornecedores de magazines em todo o país estão passando pelo processo de certificação. Em Nova Friburgo, com apoio do Sebrae e participação do Sindvest, cerca de 20 empresas, entre fornecedoras e subcontratadas, passaram por pré-auditorias. Dessas, 14 empresas foram auditadas e todas aprovadas, com índices de aprovação bem superior à média nacional, o que destacou o polo de Nova Friburgo e região por sua iniciativa em preparar as empresas para o processo de auditoria. Na avaliação, os auditores entrevistam individualmente um bom número de funcionários, que falam abertamente sobre o trabalho na empresa. Eles também verificam toda a documentação trabalhista e fiscal, avaliam o ambiente físico, as condições de trabalho, a segurança e saúde laboral, além de registros e licenças.
O PROGRAMA - O Programa da ABVTEX possui duas vertentes principais. O Programa de Qualificação e Monitoramento prevê a realização de auditorias independentes para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados aos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, trabalho estrangeiro irregular, liberdade de associação, discriminação, abuso e assédio, saúde e segurança do trabalho, monitoramento e documentação, compensação, horas trabalhadas, benefícios, monitoramento da cadeia produtiva e meio ambiente.
No Programa de Capacitação, o objetivo é desenvolver e apoiar os fornecedores e seus subcontratados para que se adequem ao Programa de Qualificação da ABVTEX. Segundo a ABVTEX, a iniciativa significa a abertura de novas e boas oportunidades de negócios para quem tiver a qualificação, dando condições para que grande parte da cadeia atue com melhores condições de trabalho, respeito à legislação e demais aspectos ligados à responsabilidade social.
Este certificado é valido por dois anos, e essas empresas podem sofrer auditorias a qualquer momento, a não manutenção dos itens exigidos podem descredenciá-las do cadastro, o que afetaria o seu fornecimento para quaisquer uma das empresas associadas à ABVTEX. Mais informações podem ser obtidas no site www.abvtex.org.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade