Crianças de 6 meses a 5 anos que ainda não tomaram a dose da vacina contra a paralisia infantil devem ser imunizadas até esta sexta-feira, 21, último dia da campanha. A doença é contagiosa e afeta principalmente o intestino e o sistema nervoso, provocando paralisias de partes do corpo. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta sobre a gravidade da doença:
"Até este dia 21 de junho todas as unidades de saúde vão esperar as crianças. É muito importante que os pais, as mães, os responsáveis levem as criança para vacinar. Poliomielite é uma doença muito grave que pode matar a criança ou pode deixar sequelas muito graves que duram o resto da vida”.
Quem ainda não levou os filhos para receber a dose contra a paralisia infantil deve estar atento ao prazo da campanha. As vacinas são um meio de proteger as crianças de doenças que elas podem ter. E a paralisia infantil, apesar de estar erradicada no Brasil já há algum tempo, o vírus ainda existe em outros países e nunca é demais uma proteção a mais.
Mais de oito milhões de crianças em todo país já foram vacinadas contra a paralisia infantil. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 12 milhões de menores de 5 anos. Vale repetir: a campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira, 21.
Deixe o seu comentário