programa ‘SOS Saúde’, em fase de conclusão da primeira etapa das obras de recuperação de um andar inteiro - antes fechado e inoperante - e já se preparando para a segunda etapa das reformas do Hospital Municipal Raul Sertã, visando construir um terceiro andar e a ampliação de serviços oferecidos à população, como exames de mamografia, tomografia e até mesmo cirurgias de próstata são algumas das conquistas do Governo municipal na área da Saúde em Nova Friburgo.
Desde que assumiu, ao constatar o estado caótico do setor no Município, o prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello elegeu a área de assistência médica, hospitalar e ambulatorial como sua prioridade, decisão acertada que mostra os primeiros resultados positivos.
Agora um novo serviço passa a ser oferecido à população pela Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, que passa a atender casos de pequenos procedimentos cirúrgicos: extração de verrugas, lipomas, unhas encravadas, pintas, entre outros.
CONSULTÓRIO EQUIPADO
Para a implantação do serviço, a Fundação Municipal de Saúde criou um consultório específico, dotado de equipamentos e instrumentos adequados e necessários aos respectivos atendimentos.
Segundo a diretora da Policlínica, a dentista Nadia Maria Figueiredo Athayde, o serviço é recente. “Muitos pacientes estão há anos precisando da retirada dessas verrugas e não conseguem o serviço na rede pela dificuldade do hospital absorver estas situações por conta das urgências, que são prioritárias”, explica Nadia.
Os pequenos procedimentos cirúrgicos gratuitos são realizados pelo médico cirurgião Sérgio Ribeiro. Os pacientes que necessitam do serviço devem procurar a Policlínica somente às segundas-feiras, a partir das 7 horas da manhã. A primeira consulta é para avaliação, ocasião em que o médico define nova data para retorno, caso seja realmente necessário realizar o pequeno procedimento cirúrgico, que será feito no próprio consultório daquela unidade de Saúde da rede pública municipal friburguense, que funciona próximo ao mercado da feira, na Vila Amélia.
Deixe o seu comentário