(SECOM) A policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, a maior de toda a Região Centro-Norte-Serrana, já conta com uma central de esterilização de material cirúrgico, incluindo duas autoclaves, quatro fornos de Pasteur, um tanque, um cortador de papel de grau cirúrgico e uma seladora. A partir daí, foi criada uma coordenação de biossegurança para capacitar o funcionário encarregado do processo de esterilização.
Segundo a diretora da Policlínica, Nadia Figueiredo Athayde, até então cada consultório daquela unidade de atendimento da rede dispunha de um forno de Pasteur, e o material (gaze, luva, máscara e todo o instrumental cirúrgico) era esterilizado de forma precária e inadequada, permanecendo menos de uma hora dentro do aparelho e logo em seguida encaminhado aos respectivos consultórios fora da embalagem de papel cirúrgico, e sem a supervisão de um técnico.
Aparelhos perdidos reaproveitados
Desde que assumiu a direção da policlínica, em janeiro, Nadia conta que passou a fazer rondas diárias pelas instalações da unidade e descobriu as duas autoclaves (uma ainda na embalagem) e a seladora, escondidas em meio às instalações. “Com exceção do tanque, nada foi comprado; os aparelhos, que estavam abandonados, foram reaproveitados”, explicou.
Com mestrado em microbiologia, a diretora Nadia Athayde decidiu reformar um antigo banheiro da policlínica para abrigar a central de esterilização, dentro do programa Nova Friburgo Volta a Sorrir, do qual ela é uma das idealizadoras, além de implantar a coordenação de biossegurança, formada por quatro ex-professores da extinta Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf). Esses profissionais vão percorrer as demais policlínicas e unidades básicas de saúde do município avaliando as necessidades de cada uma e capacitando funcionários para esterilização, desinfecção e antissepsia.
Além da central de esterilização, foi criada uma sala para pequenos procedimentos cirúrgicos (retirada de cistos sebáceos, lipomas, verrugas e unhas encravadas) e biópsias. Três patologistas estão destacados para atender à comunidade. Também sob a nova gestão de Nadia, na policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, os consultórios odontológicos receberam melhorias.
Deixe o seu comentário