Polícia investiga pichação de suásticas na Capela de São Pedro da Serra

Símbolos do nazismo foram rabiscados na fachada da igreja mais antiga de Nova Friburgo durante o fim de semana
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
As suásticas pichadas na Capela de São Pedro da Serra (Reprodução da web)
As suásticas pichadas na Capela de São Pedro da Serra (Reprodução da web)

Os policiais da 151ª DP (Nova Friburgo) estão à procura de pistas que levem à identificação dos autores do vandalismo cometido contra a Capela de São Pedro da Serra, que amanheceu pichada com suásticas neste domingo, 14. Imagens de câmeras de segurança da igreja e de estabelecimentos vizinhos estão sendo recolhidas e analisadas.

Construída por volta de 1850 e inaugurada em 22 de janeiro de 1865, a igreja é a mais antiga do município, com mais de 150 anos, e tem um sino de bronze doado pelo imperador Dom Pedro II.

No total foram pichadas seis suásticas, sobre a fachada e a porta principal.  O símbolo representa a ideologia nazista que nasceu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, com o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, sob a liderança de Adolf Hitler. Pichação é crime, conforme a lei 9.605/98, e as penas podem variar de três meses a um ano de detenção, além de multa.

A Diocese de Nova Friburgo foi procurada sobre o caso, mas até o momento ainda não emitiu posicionamento. Já a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou nota no domingo repudiando o ato e colocando-se à disposição para colaborar com a limpeza da capela. “São Pedro da Serra é um belíssimo distrito, considerado por diversos visitantes como um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio e que vem registrando elevadas taxas de ocupação da rede hoteleira, graças aos seus encantos naturais, variada gastronomia e segurança”, acrescentou a nota.

O vandalismo levou um grupo de moradores a desistir de organizar um jogo de futebol amistoso na vila, que tem como slogan "Toda a Paz do Universo". A partida seria disputada entre torcedores dos candidatos a presidente Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, mas, diante da pichação, os organizadores concluíram que não há clima.

O prédio original da capela era de madeira, mas seus alicerces são os mesmos. Recentemente a capela passou por uma obra de restauração e, em suas fundações, foi encontrada uma pedra sabão, que não é típica da região nem costumeiramente usada em alicerces. A pedra foi colocada num jardim, ao lado da capela.

Segundo o pároco da capela, nesta segunda-feira, com a ajuda da comunidade, a fachada e as portas foram limpas e foi feito um reparo inicial. Nesta terça-feira está prevista a pintura da parte externa da igreja.

“Estou há um ano à frente da comunidade e nunca tínhamos visto algo desse tipo. Antes da igreja, algumas casas também foram alvo de vandalismo. O registro foi feito pelo coordenador da capela e estamos verificando as câmeras para encaminhar todos as imagens para a polícia”, diz o padre Romevaldo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pichação
Publicidade