Polícia intensifica rondas no Três Irmãos para evitar saques em casas interditadas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Polícia intensifica rondas no Três Irmãos para evitar saques em casas interditadas
Polícia intensifica rondas no Três Irmãos para evitar saques em casas interditadas

Henrique Amorim 
Os moradores das 70 casas interditadas no Loteamento Três Irmãos, distrito de Conselheiro Paulino, desde o desabamento de toneladas de pedras de parte da encosta que atingiu pelo menos 20 imóveis na tarde da última terça-feira, 13, foram liberados pela Defesa Civil para retirar roupas e pertences, a pé ou em veículos pequenos. Mudanças em caminhões continuam proibidas para evitar grande movimentação de pessoas na área com riscos de outros escorregamentos de pedras. Com a saída dos moradores, as ruas da parte alta do loteamento permanecem desertas e vulneráveis a saques. Para conter a possibilidade de furtos no local, policiais do 11º BPM intensificaram as rondas no Três Irmãos durante o dia e a noite. Embora nenhum registro de invasão de casas interditadas tenha sido denunciado oficialmente à polícia, moradores comentam que pequenos furtos nas casas desocupadas às pressas já teriam ocorrido nos últimos dias. 
Até esta sexta-feira, 16, pelo menos 48 moradores do Três Irmãos e demais áreas de risco—cinco deles desabrigados—continuam abrigados temporariamente no Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra, no Prado. Os demais moradores que tiveram que deixar suas casas desde o acidente estão abrigadas nas casas de familiares ou amigos e agora temem pela interdição definitiva de suas casas, a maioria delas construída por eles próprios. Técnicos da Defesa Civil municipal avaliam todas as casas atingidas e as que se situam nas imediações da área de risco de novos deslizamentos para verificar a possibilidade de desinterdição, futuramente. 
Uma equipe de técnicos da Defesa Civil Nacional veio a Nova Friburgo para inspecionar a área do deslizamento no Três Irmãos e atestou que, por enquanto, não há necessidade do envio de recursos federais emergenciais para atender aos moradores, pois a situação no local já se encontra contornada e sob inspeção permanente da Defesa Civil local, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, Cruz Vermelha e equipes de voluntários que garantem assistência aos moradores, todos abalados com o acidente e temerosos com a possibilidade de novos escorregamentos na encosta. 
A Cruz Vermelha enviou para o Loteamento Três Irmãos uma equipe de 35 voluntários e psicólogos que acompanham caso a caso viabilizando encaminhamentos para abrigos ou atendimento de equipes do Centro de Convivência Psicossocial. Os moradores de todo o loteamento têm sido permanentemente orientados por equipes da Defesa Civil a se deslocarem para os pontos de apoio em caso de acionamento das sirenes de alerta-alarme. Desde quinta-feira, 15, Nova Friburgo voltou ao estado de atenção com previsão de chuvas fracas a moderadas para este fim de semana. 
Além do Três Irmãos, a Defesa Civil considera também como áreas de risco, que inspiram maior atenção, as localidades Floresta e Alto do Floresta, Jardinlândia, Rui Sanglard, Granja do Céu, Vilage, Tingly, Córrego Dantas e Lazareto. E lembra que em casos de emergência devem solicitar socorro através dos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) ambos com ligações gratuitas.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade