O 5° Festival Estudantil de Poesias de Nova Friburgo, promovido pela Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, localizada em Lumiar, 5° distrito de Nova Friburgo, em parceria com diversas secretarias e outros órgãos da Prefeitura, terá sua noite de premiação no dia 12 de agosto no Teatro Municipal de Nova Friburgo e recebe a cada dia novos apoios. Os parceiros e possíveis parceiros se encantam com o projeto, especialmente quando conhecem a história da Euterpe Lumiarense.
Fundada em 1891 por iniciativa das famílias Marchon, Spitz, Klein, Brust, Berbert, Heiderich, Martins da Costa e outras, a Sociedade Musical já teve uma banda de música bastante conhecida e atuante. Funcionou normalmente até a década de 1940, sofrendo aí uma interrupção de atividades, retomadas nos anos 1960, época em que foi construída sua sede social. Esteve em atividade até os anos 70, quando foi de novo paralisada, com tentativas de revitalização nos anos 80 e 90. Em 29 de fevereiro de 2008, nova diretoria foi formada, os estatutos atualizados pelo novo Código Civil e toda a reorganização feita de acordo com a legislação em vigor. Foi escolhido o professor e pesquisador da história local Manoel Antônio Spitz Sodré para presidente.
A Euterpe Lumiarense desenvolve hoje vários trabalhos com crianças e adolescentes da região, entre eles, o estudo de flauta-doce, de percussão, de danças folclóricas e de teatro, oferecidos gratuitamente. Todo esse trabalho tem sido desenvolvido de forma voluntária.
O 5° Festival de Estudantil Poesias de Nova Friburgo é mais um projeto de quem acredita que a transformação social e a consolidação da democracia no nosso país só são possíveis através da educação. A frase que serve como dístico, Somos iguais na diferença, permite a reflexão crítica sobre a diversidade humana, e está provocando debates nas escolas das redes pública e privada de ensino do município de Nova Friburgo, nas turmas do 2° ao 9° anos, que realizam concursos internos para a pré-seleção de poesias. Os maiores parceiros deste projeto são os professores, que trabalham na base da formação cidadã.
A coordenação do projeto lembra às escolas que os envelopes contendo as poesias pré-selecionadas deverão ser entregues na Biblioteca Municipal até o dia 15 de junho próximo e as que ainda não têm o material para inscrição podem retirá-lo também na Biblioteca. A comissão organizadora esclarece dúvidas pelos telefones: (22) 9855-3942 (Débora Spezanes), (22) 9888-7099 (Sandra Castro) e (22) 9858-0333 (Rômulo).
A premiação se estenderá também aos professores dos alunos classificados em primeiro lugar, cujos nomes serão conhecidos na noite de 12 de agosto. Isto porque a adesão de novos parceiros permitiu a extensão dos prêmios. Assim, muitas novidades e surpresas encantarão a noite de premiação. A VOZ DA SERRA, que abraçou o projeto desde o início, premiará os autores classificados em primeiro lugar com a publicação de suas poesias e assinaturas do jornal.
Deixe o seu comentário