Iniciada sexta-feira, 27, com a já tradicional recepção aos trovadores na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a 57ª edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo está enchendo de poesia a cidade. A exemplo de anos anteriores, a Alameda das Trovas na praça está atraindo friburguenses e turistas para a criatividade do gênero poético, que se destaca pelos versos rimados e metrados. Composições de trovadores como o consagrado e saudoso Luiz Otávio (1916-1977), homenageado deste ano do evento, integram o espaço e estão sendo apreciadas por pessoas de todas as idades. “É interessante essa exposição das trovas. Merecia ser mais divulgada à população assim como as atrações dos Jogos Florais”, afirma o dentista Lécio Polo.
A programação dos Jogos Florais prossegue neste sábado, 28, a partir das 10h, na capela de Santo Antônio, no Suspiro, com leitura da Oração dos Trovadores, de A.A. de Assis. Em seguida, está programada uma visita à Fonte do Suspiro e a Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud. Às 17h, está previsto o lançamento do segundo volume do livro “Meus irmãos, os trovadores", uma coletânea da UBT nacional em homenagem ao centenário do trovador Luiz Otávio. O evento acontece na sede da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo (Praça Getúlio Vargas 89, Centro) e terá participação do grupo de cavaquinho do Ponto de Cultura de Olaria. Às 19h, destaque para o concurso que irá eleger a Musa dos Jogos Florais, também na sede da Oficina-Escola.
No domingo, 29 - último dia dos Jogos Florais - o destaque promete ser a entrega de troféus aos vencedores dos concursos Nacional, Local e Paralelo, que teve como tema o centenário do magnífico trovador Luiz Otávio. A premiação acontece a partir das 9h30 no plenário da Câmara Municipal (Rua Farinha Filho 50) e deverá ser marcada pelo clima de alegria e confraternização. A cerimônia será abrilhantada pelo Coral Allons Chanter, da Aliança Francesa de Nova Friburgo.
A presidente da União Brasileira de Trovadores – seção Nova Friburgo (UBT-NF), Elisabeth Souza Cruz, está à frente do evento e convida toda comunidade a participar e prestigiar. “Este ano, estamos prestando uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Otávio, grande responsável pela difusão da trova no Brasil. Isso traz um sentido ainda mais especial aos Jogos Florais”, afirma ela.
Deixe o seu comentário