Foram quase três horas de debates, num auditório lotado por alunos dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade - Pedagogia e Administração da Universidade Candido Mendes - campus Nova Friburgo, em plena sexta-feira à noite. O primeiro evento do ciclo de palestras Tudo exige Comunicação discutiu O poder público na mídia no último dia 27, num verdadeiro bate-papo, que teve início às 19h e se estendeu até quase 22h.
Mais de 80 universitários puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer melhor como funciona o trabalho de jornalistas e publicitários especializados nas áreas de assessoria e consultoria de governos e parlamentares. As jornalistas Ruth Ferreira e Elza Calazans e o publicitário Guilherme di Donato falaram de suas experiências, debateram mercado de trabalho, ética e apresentaram cases de sucesso, como a campanha eleitoral do prefeito Heródoto Bento de Mello, comandada pela Groove Comunicação, dirigida por Donato.
Ruth Ferreira falou de sua atuação em assessoria de governos desde 1975, quando começou a trabalhar na Prefeitura do Rio de Janeiro. No executivo daquela cidade atuou em diferentes órgãos e secretarias, tendo implantado departamentos de assessoria de imprensa em vários deles. Ruth falou também sobre a importância da união da categoria, fez um relato da atuação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, do qual é diretora, e alertou os alunos para um novo mercado que se abre aos profissionais de comunicação: as ouvidorias.
A professora e jornalista Elza Calazans, que também tem vasta experiência na área de assessoria de governos, estando à frente da assessoria da Câmara de Vereadores do Rio de janeiro desde 1977, foi a mediadora do debate. O publicitário Guilherme Di Donato, sócio-diretor da Groove Comunicação, falou sobre outros cases de sucesso da agência e aprofundou o debate sobre ética na profissão.
O ciclo de palestras foi apresentado pela aluna Juliana Rastrelli Munhé. A cobertura do evento, para veiculação nos programas de televisão e rádio produzidos pelos alunos e no blog da disciplina Agência de informação, ficou a cargo dos alunos Geizon Pinto Corrêa, Angélica Brust Rangel e Ariadne Araújo. A escalação da equipe foi determinada pela coordenadora do curso de Comunicação Social, professora e jornalista Liliane Souzella. “Nossos alunos participaram de todas as atividades organizadas pelo curso desde o primeiro período, pois também é uma forma de aprendizagem e integração”, ressaltou.
PRODUÇÃO EM ALTA
Neste semestre a produção dos alunos superou as expectativas. Eles estão produzindo dois telejornais semanais - Enfoque, que já está sendo veiculado na TV Foccus, e o novato Acesso Jovem, que deve estrear neste mês de abril, na TVC, com produção quase toda a cargo dos alunos do primeiro período. O grupo também está responsável pelo programa diário Rádio Livre, que vai ao ar nos intervalos das aulas, no campus da Candido Mendes. Além disso, os alunos da disciplina eletiva Agência de informação produzem matérias diariamente, postadas no blog www.candidomendes-inf.blogspot.com.
A coordenadora adiantou que outras novidades serão divulgadas em breve, envolvendo alunos do curso de Publicidade. “Os alunos estão animados com as atividades. O curso de Comunicação Social conta com excelentes professores e com os novos programas e campanhas publicitárias que estamos criando com certeza estaremos preparando nossos alunos para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que reforçamos a importância das disciplinas teóricas, inclusive com núcleos de pesquisa e produção de documentários”, adiantou Liliane Souzella.
Deixe o seu comentário