Poda de árvores interditará trânsito em volta da Praça no domingo

Segundo a prefeitura de Nova Friburgo, 21 árvores apresentam a necessidade de poda em galhos secos, mortos ou muito inclinados
sexta-feira, 08 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Praça Getúlio Vargas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Praça Getúlio Vargas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Começa neste domingo, 10, das 7h às 14h30, a operação de poda de mais de 20 árvores na Praça Getúlio Vargas, no Centro. O trabalho será executado pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Ordem e Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal. O Ministério Público Federal, Polícia Militar e a concessionária Energisa também darão apoio ao serviço, que será finalizado novamente daqui a dois domingos, no dia 24 de novembro.

Motoristas e pedestres deverão ficar atentos porque será necessária a interdição do trânsito no trecho entre a Estação Livre (antiga rodoviária urbana) e a Rua Farinha Filho, no sentido de quem segue para a Avenida Alberto Braune. Também não será permitido estacionar no local durante a intervenção, de modo que a atividade possa ser conduzida com segurança.

Segundo a prefeitura, os trabalhos seguirão as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e já foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ainda de acordo com o governo municipal, 21 árvores (não apenas eucaliptos) apresentam a necessidade de poda em galhos secos, mortos ou muito inclinados. Isso foi o que apontou uma inspeção técnica conjunta realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Grupo de Trabalho instituído pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC da Praça).

Como será feito o trabalho

O trecho em continuação à Rua Sete de Setembro no sentido Avenida Alberto Braune será o primeiro a receber intervenção no próximo domingo, 10. Posteriormente, a outra área que passará pelo processo é a que fica entre o casarão da Fundação D. João VI e o Friburgo Shopping. Ambos os locais foram definidos como prioritários à intervenção, uma vez que estão submetidos ao tráfego intenso de carros, rede elétrica e aglomeração de pessoas.

Na ação, o Corpo de Bombeiros utilizará motosserras, moto podas e um caminhão plataforma para os cortes. Enquanto isso, equipes da prefeitura farão a remoção dos galhos podados, que posteriormente serão triturados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos para compostagem no Horto Municipal.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade