Fotos: Amanda Tinoco
A importância das práticas de preservação ambiental tem sido tema de constantes campanhas promovidas por instituições e entidades de Nova Friburgo. Por conta disso, são cada vez mais frequentes as atitudes de respeito pela natureza, encontradas em vários pontos da cidade. Uma delas vem chamando a atenção de quem passa em Duas Pedras, no início da Rua São Pedro. O trecho ganhou coloridas jardineiras feitas com pneus velhos, embelezando a paisagem no trecho.
Além de espalhados pelo chão, próximo à Unidade de Proteção Comunitária, os pneus também estão afixados no muro de concreto que fica ao fundo, formando um moderno jardim vertical. A novidade foi implantada há cerca de um mês pelo coordenador de Meio Ambiente da Cruz Vermelha, Thiago Miguel Coutinho, em parceria com uma borracharia local. "O projeto se chama Espaço Verde e tem como finalidade mostrar à população a importância de darmos uma boa utilidade para pneus que seriam descartados. A ideia surgiu em uma de nossas reuniões e foi logo concretizada”, explicou ele.
Além de Duas Pedras, as jardineiras de pneus colorem outros pontos da cidade. "O projeto também foi implantado em Córrego Dantas e será iniciado em breve no Jardim Califórnia. A data será decidida ainda esta semana, durante uma reunião de nossa equipe. Em seguida, iremos para o Jardinlândia e Olaria”, planeja Thiago, que está satisfeito com a repercussão positiva da iniciativa.
Vale destacar que o projeto Espaço Verde vem merecendo uma série de elogios da comunidade, acostumada com o frequente descarte de pneus velhos no leito do Rio Bengalas. Problema antigo na cidade, o depósito de pneus velhos em locais inadequados — como rios, córregos, cachoeiras e terrenos baldios — contribui para a ocorrência de enchentes e alagamentos nos períodos de chuva. Sem contar que o mau hábito traz uma série de prejuízos à biodiversidade e à qualidade de vida da população.
Deixe o seu comentário