PM reverencia parceiros com Troféu Mão Amiga

Durante solenidade também foi inaugurada escultura em frente ao quartel
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
PM reverencia parceiros com Troféu Mão Amiga
PM reverencia parceiros com Troféu Mão Amiga

O comando do 11º BPM promoveu solenidade ontem, 19, para homenagear diversos parceiros, entre demais corporações militares, instituições e empresas locais, entre elas A VOZ DA SERRA, que colaboram no dia a dia com a política de segurança implementada pela Polícia Militar, que não visa somente reprimir, mas principalmente prevenir atos de violência. Com esta filosofia, a corporação tem obtido êxito buscando o apoio da própria comunidade. Aos agraciados foi oferecido o Troféu Mão Amiga, uma criação em madeira do artista plástico João Baptista Felga de Moraes que simboliza a mão estendida da corporação militar ao oferecer seus serviços à população, garantindo segurança e bem-estar. "A mão representada no troféu traz ainda um coração vazado simbolizando o carinho que o povo merece”, destacou Felga, que foi além e produziu ainda o monumento homônimo ao troféu estilizado em frente ao quartel da corporação militar, na Vila Nova. Junto à mão estendida, as esfinges de uma mulher, uma idosa e um cãozinho, representam a sociedade que precisa ser bem cuidada. 

"Os PMs são sentinelas avançados da segurança pública, especialmente dos cidadãos, que previnem o crime com ostensividade e atendimento à população. O simbolismo da obra de Felga de Moraes imortaliza o ideal de uma polícia que busca a proximidade, traduzida na imagem da mão forte, contextualizada pelo metal de sua constituição, grandiosa o suficiente para acolher a comunidade e ao mesmo tempo receber sua ajuda. Essa obra aponta para a estreita relação de confiança que a PM e a sociedade civil devem ter, colaborando assim com os objetivos da política de segurança pública do estado”, destacou o comandante do batalhão, tenente-coronel Marcelo Freiman de Sousa Ramos. O artista plástico Felga de Moraes fez agradecimentos especiais às empresas que colaboraram com a cessão dos materiais necessários para erguer o monumento e confeccionar os troféus, Gemini, Pedrinco, Wermar e Mobel Carpintaria, através de homenagens aos empresários Joel, Joilson e Jairo Wermelinger e Aurélio Crescêncio. 

 

 

"Nessas obras tentei sintetizar um pouco daquilo que todos na sociedade querem hoje em dia: uma mão estendida, disposta a ajudar, a colaborar de alguma forma, não querendo algo em troca, mas apenas pelo ajuda ao próximo. Isso a nossa Polícia Militar tem feito ultimamente, não só reprimindo, mas também estendendo a sua mão à comunidade com seus serviços. Deixei as soldas e as lixadeiras à mostra para dar mais realismo. Esse trabalho gera muitas interpretações, mas a que mais importa é a que devemos sempre doar, e não só esperar receber”, valorizou Felga.

 

 

Felga conta ainda que perdeu a conta do tempo, segundo ele, bem longo, que levou para concluir a obra, que integrou-se também as festividades dos 54 anos de atividades do Batalhão Tiradentes, somadas no último dia 2. A manhã festiva contou ainda com apresentação de parte da tropa do 11ºBPM, execução da Canção do Policial e descerramento de placa junto ao monumento com o prefeito Rogério Cabral, o presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Damazio, Felga de Moraes e representantes das empresas parceiras que viabilizaram a execução do projeto.     

 

 

 

 

 

 

 

Homenageados com o Troféu Mão Amiga 

 

 

Empresas Gemini, Pedrinco, Wermar e Mobel Carpintaria, 7º Comando de Policiamento de Área (CPA) - coronel James de Barros, Procuradoria Geral da República em Nova Friburgo - assessor jurídico Roberto Souza Oliveira Júnior, Ministério Público do Estado - assessor Felipe Campos Lisboa, Marinha do Brasil - capitão de fragata Luiz Carlos da Graça, diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, 6º Grupamento de Bombeiro Militar - comandante tenente-coronel José Ricardo Leal, Polícia Federal - delegado Júlio César Ribeiro, titular da delegacia da PF em Macaé, prefeito Rogério Cabral, vereador Márcio Damázio - presidente da Câmara Municipal, Polícia Civil - delegado Celso Couto, titular da Delegacia de Polícia de Área, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - presidente em Nova Friburgo, Rômulo Luiz de Aquino Colly, Águas de Nova Friburgo - superintendente Christian Portugal, Plano SAF - diretores Márcio e Patrícia Branco, empresário Jairo Wermelinger, Conselho Comunitário ASP 11 - presidente Leonardo Pena, Conselho de Segurança de Nova Friburgo, presidente Zury Maurer, Drogaria Nacional -, diretor Haroldo Pereira, Supermercados Bramil - gerente Sebastião Ventura, Friburgo Auto Ônibus - diretor executivo Renato Valim, Sociedade dos Amigos da Marinha - presidente Patrícia Toledo Botelho, A VOZ DA SERRA - diretora Adriana Ventura, representada pelo jornalista Henrique Amorim. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Felga de Moraes, criador do troféu: "Esse trabalho gera muitas interpretações, mas a que

 

 

mais importa é a que devemos sempre doar, e não só esperar receber” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns dos homenageados na manhã de solenidade no 11º BPM: o diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata

 

 

Luiz Carlos da Graça, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel José Ricardo Leal,

 

 

o coronel bombeiro Roberto Robadey e ainda Christian Portugal, da Águas de Nova Friburgo   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representando todo o Legislativo friburguense, o presidente da Câmara,

 

 

Márcio Damazio, também foi homenageado no quartel 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito Rogério Cabral foi um dos agraciados com o troféu

 

 

Mão Amiga oferecido pelo comandante Freiman

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O jornalista Henrique Amorim recebeu do comandante da PM em Nova Friburgo o troféu oferecido ao Jornal

 

 

A VOZ DA SERRA: agradecimento especial à cobertura jornalística das atividades do 11º BPM 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PM | Troféu Mão Amiga
Publicidade