PM estoura boca de fumo no escadão da Rua Xingu: quase 300 sacolés de pó

segunda-feira, 09 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
PM estoura boca de fumo no escadão da Rua Xingu: quase 300 sacolés de pó
PM estoura boca de fumo no escadão da Rua Xingu: quase 300 sacolés de pó

PM tira de circulação quase 300 sacolés de pó no Alto de Olaria

Na operação, “olheiro” da boca de fumo foi preso e adolescente de 15 anos foi pego com colete a prova de balas. Outro traficante armado, fugiu

O Patamo 1 do 11ºBPM fez na noite de quinta-feira, 5, uma das maiores apreensões de drogas dos últimos meses em Nova Friburgo. Pelo menos 282 sacolés de cocaína foram recolhidos durante uma incursão de repressão ao tráfico num conhecido ponto de venda de entorpecentes no Alto de Olaria: o escadão de acesso à caixa d’água, na Rua Xingu. Na operação, Wesley Azevedo Lopes, 22 anos, foi preso em flagrante. Com ele — surpreendido preparando a cocaína para venda — foram recolhidos 257 sacolés da droga. Um adolescente de 15 anos com um colete a prova de balas também foi flagrado com outros 25 sacolés de pó na mochila. Um “soldado”, espécie de segurança da boca de fumo do escadão, conhecido como VL conseguiu escapar ao cerco da polícia, embrenhando-se num matagal com uma pistola 9 milímetros nas mãos. Na fuga, ele deixou para trás uma munição da arma.

Na 151ªDP, Wesley confirmou em depoimento ao delegado Robson Pizzo Braga que atuava como “olheiro” (vigia da boca de fumo). Já o garoto de 15 anos — que estava ainda acompanhado de uma adolescente com quem vive maritalmente há cerca de seis meses — confessou que abandonou a escola para aderir ao tráfico de drogas no Alto de Olaria e que toda a cocaína encontrada na mochila era dele e seria vendida a viciados naquela noite. O menor, porém, não disse quem o forneceu o colete a prova de balas que usava na ocasião.

O garoto disse também que VL, além de segurança da boca, era ainda o responsável pelo abastecimento de maconha no escadão da caixa d’água. Após prestar depoimento, o adolescente foi encaminhado à Promotoria de Infância e Juventude de Nova Friburgo. A operação de quinta-feira foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima à equipe do Patamo 1. A informação dava conta que pelo menos três rapazes estariam vendendo drogas no escadão. Para surpreender os traficantes, o sargento David e os soldados Gilber, Flaner e Maurício basearam a viatura num ponto estratégico próximo à Rua Xingu e cercaram o escadão por uma trilha paralela flagrando os envolvidos.

Polícia Militar e Ordem

Urbana realizam novo

choque de ordem

Reuniram-se pela segunda semana consecutiva no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar no sábado, 30 de abril, homens e viaturas da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran). Em direção ao centro da cidade, as equipes foram à Rua Monte Líbano em busca de drogas e para uma operação de fiscalização com etilômetros, abordando os veículos que trafegavam na rua.

A Guarda Municipal verificou o funcionamento do acordo firmado com os comerciantes para evitar a venda de bebidas em recipiente de vidro para consumo externo aos estabelecimentos, o que tem sido cumprido, evitando riscos desnecessários a frequentadores e vizinhos. Durante a vistoria, a Guarda identificou e apreendeu dois menores consumindo bebidas alcoólicas, e dois outros (com idades de 10 e 11 anos) em situação de abandono. Os menores foram encaminhados à 151ª Delegacia de Polícia para atendimento com representantes do Conselho Tutelar com a presença dos pais.

Durante a operação, um condutor foi flagrado embriagado e cerca de 20 autuações foram lavradas por outras infrações. Segundo os comerciantes, a ação evita confusão, motivo este que tem afastado os clientes tradicionais dos bares e restaurantes da região.

Em seguida a operação deslocou-se para a região da Rodoviária de Integração, onde a PM rebocou veículos estacionados irregularmente e promoveu nova blitz. Já na Praça do Suspiro, a Guarda Municipal realizou nova vistoria em busca de menores consumindo álcool e veículos “tunados” em situação de perturbação do sossego público, o que não foi identificado.

As autoridades afirmam que este tipo de operação conjunta, que já está se tornando comum, acontecerá com frequência, durante a semana e nos finais de semana, para garantir a segurança de cidadãos e turistas na noite de Nova Friburgo, bem como assegurar o direito ao sossego dos moradores.

Pirataria - Na manhã de domingo, 1º de maio, uma equipe da Guarda Municipal realizou nova operação na feira de Olaria, em função de denúncias sobre venda de DVDs com imagens da tragédia de janeiro, inclusive contendo corpos despidos de vítimas. Chegando ao local, em meio a correria de jovens que teriam a função de avisar aos vendedores de CDs e DVDs da chegada da polícia, a guarda apreendeu cerca de 3 mil DVDs piratas e conduziu dois dos vendedores à 151ª DP para o registro da ocorrência.

“Buscaremos por toda a cidade, incessantemente, os tais DVDs da tragédia, para evitar que as vítimas e suas famílias sejam desrespeitadas de forma tão ultrajante em troca de alguns reais. Pirataria é crime, e como tal, deve e tem sido combatido pelas forças de segurança pública no município”, informou o comandante da Guarda Municipal, André Luis S. Santos.

De acordo com dados da Interpol, a pirataria está relacionada ao crime organizado, como assaltantes, traficantes de armas, narcotraficantes e ligado até ao terrorismo, movimentando mais de meio trilhão de por ano. Além disso, a pirataria está intimamente ligada à exploração infantil, são milhares de crianças trabalhando em regime desumano nos países que mais produzem esse tipo de mercadoria.

“No Brasil, de acordo com a Frente Parlamentar Contra a Pirataria, esse comércio ilegal impede 2 milhões de empregos formais no país e causa um grande rombo nas contas públicas. O Brasil deixa de arrecadar mais de 10 bilhões de reais todos os anos”, destaca o comandante da Guarda Municipal.

Avó presa e neto encaminhado à justiça por tráfico de drogas

Mulher foi detida na DP ao prestar depoimento com cocaína dentro da bolsa

Lúcia de Fátima Durso dos Santos, 54 anos, foi transferida quinta-feira, 5, para a carceragem feminina da Polinter, em Magé, depois ter sido presa em flagrante pelo delegado Ricardo César, durante depoimento na 158ªDP (Bom Jardim). Ela foi à delegacia para tentar defender o neto de 17 anos, flagrado quarta-feira, 4, com um tablete de 160 gramas de maconha, uma pistola 40 milímetros — de uso exclusivo das polícias civil e militar — com carregador e munições, além de um triturador de maconha e sacos plásticos para endolação, no apartamento onde mora com a avó no conjunto habitacional BNH, no Jardim Boa Esperança, em Bom Jardim. Durante o depoimento o delegado suspeitou da atitude de Lúcia e ao revistá-la encontrou na bolsa dela 57 sacolés de cocaína.

Os policiais civis de Bom Jardim já suspeitavam que Lúcia era cúmplice do adolescente no tráfico de drogas. Atendendo a determinação do promotor de justiça do município, Juliano Setta, os inspetores Jorge, Anísio, Rômulo e Cariello, da 158ªDP, foram até o apartamento de Lúcia e do garoto para capturá-lo. Os policiais estavam também com um mandado de busca e apreensão no imóvel. O adolescente que já teve diversas passagens pela polícia em Bom Jardim por envolvimento com o tráfico de drogas e, inclusive, já esteve recolhido no instituto para recuperação de menores infratores Padre Severino, no Rio de Janeiro.

Mulher apanha de

taxista por ter urinado no

veículo durante corrida

Mesmo após tê-la ferido no braço, motorista voltou à casa da passageira para agredí-la

Um taxista do ponto base da Praça 1º de maio, no bairro Olaria, está sendo procurado pela polícia para prestar depoimento. Ele é acusado por uma auxiliar de serviços gerais de 40 anos, de tê-la agredido verbal e fisicamente na última terça-feira, 3, pouco antes das 22h, em frente à casa dela no Cônego após uma corrida. Durante o percurso de pouco mais de três quilômetros, a passageira urinou no interior do veículo e disse que ao desculpar-se foi agredida pelo taxista que a teria empurrado. A mulher caiu na calçada e teve ferimentos no braço.

A passageira contou aos detetives da 151ªDP na quinta-feira, 5, quando denunciou o fato, que o taxista ainda a humilhou chamando-a, em via pública, de ‘mijona’ e ‘drogada’. A mulher disse também que ainda na noite de terça-feira, o taxista retornou à porta de sua casa e, além de insultá-la novamente com palavrões, ainda agrediu verbalmente seu marido e sua filha. A marca, cor e placa do táxi foram informadas pela passageira à polícia. Após o taxista ser identificado, o caso deverá ser encaminhado ao Juizado Especial Criminal de Nova Friburgo (Jecrim).

Carteira de servidor público furtada de carro na praça de São Pedro da Serra

Um servidor público estadual de 48 anos ficou sem sua carteira de couro marrom, com documentos pessoais — como as carteiras de identidade e de motorista, cartões de crédito, de bancos e plano de saúde, cartão funcional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) — e mais R$ 50. A carteira foi furtada no início da tarde de quinta-feira, 5, do Mitsubishi verde, LLS 6837, do servidor, estacionado na praça central do distrito de São Pedro da Serra. O veículo não foi arrombado e a vítima não tem suspeitos de quem possa ter praticado o furto.

Motociclista em estado

grave no hospital após

choque com fusca: RJ-130

O vendedor André Valença, 31 anos, está internado no Hospital Municipal Raul Sertã e, segundo a equipe médica, seu estado é grave. Ele foi ferido ao colidir a moto prata, KZW 7581, no fusca bege, KTA 3729, dirigido por um aposentado de 79 anos, quinta-feira, 5, à noite, na altura do quilômetro 56 da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), no distrito de Campo do Coelho. Os policiais do posto de patrulhamento do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da localidade de Conquista, apuraram que o aposentado - que seguia na pista de sentido a Teresópolis - cruzou a rodovia para acessar uma via secundária a sua esquerda. André que pilotava a moto em sentido contrário não conseguiu frear a tempo e chocou-se na lateral direita do fusca, caindo na pista. O motociclista teve fraturas nas pernas e foi socorrido no local por uma ambulância UTI móvel do Corpo de Bombeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade