Inaugurado em agosto, o programa de monitoramento das vias públicas por câmeras de vídeo da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo — o Cidade Inteligente (CI) — funcionou plenamente durante o carnaval. Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, “o Carnaval 2016 foi planejado já usando a estrutura do Cidade Inteligente. O planejamento das ações dos diversos setores da Prefeitura foi realizado na sala de crise, cumprindo uma de suas funções, que é auxiliar na organização de grandes eventos na cidade”, esclareceu.
“Inclusive, o aplicativo para celular com as informações sobre o carnaval deste ano se consolidou como uma tendência e uma boa forma de comunicação com os interessados na programação. O aplicativo pôde ser baixado em celulares e ajudou o folião a se programar para os shows avisando-o com uma hora de antecedência. Uma evolução tecnológica da tradicional folhetaria de eventos”, completou a secretária.
No que diz respeito à segurança, crianças, jovens e adultos — famílias em geral —, aproveitaram a visível quantidade de agentes nas ruas para cair na folia, sem medo de ser feliz. De acordo com o comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha, a folia transcorreu sem ocorrências graves nos cinco dias de carnaval, considerado o mais tranquilo dos últimos anos: alguns entreveros, um furto em Olaria, um roubo no Centro, e só. “Às vezes, algumas ocorrências são resolvidas sem maiores consequências e nem sempre são registradas na delegacia. E o sistema Cidade Inteligente certamente contribuiu para esse resultado, inibindo a delinquência”, comentou o comandante.
Cerca de 300 agentes de segurança, entre policiais e guardas municipais intensificaram a vigilância nas ruas, principalmente na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde foram realizados bailes infantis e populares, dia e noite, e na Avenida Alberto Braune, onde escolas e blocos desfilaram.
“Houve alguns conflitos entre foliões, mas sem registro nem encaminhamento, por falta de elementos. Então, podemos concluir que o carnaval transcorreu dentro da normalidade, com a folia garantida para quem quis brincar, se divertir”, avaliou o coronel Hespanha.
Segurança, um divisor de águas
Para Eliana, a segurança foi um divisor de águas na história do carnaval friburguense. “Nas últimas décadas as famílias se viram obrigadas a deixar as ruas, impedidas de brincar o carnaval de forma saudável, por causa da falta de segurança. O carnaval nas ruas estava dominado por gangues, arruaceiros, meliantes e toda sorte de bandidagem. Eram comum roubos, assaltos, tiros e o carnaval virou palco de acerto de contas.
Em 2015 entrou em funcionamento experimental o sistema de monitoramento do Cidade Inteligente, já registrando uma redução drástica nos índices de criminalidade. Isso animou as famílias a retomarem o carnaval da cidade e este ano esta tendência se consolidou. Finalmente retomamos o Carnaval da Família”, reiterou.
De acordo com a secretária, na última sexta-feira, 5, estima-se que 30 mil pessoas passaram pela Avenida Alberto Braune, entre crianças, jovens e idosos, e nenhum incidente mais grave foi registrado. “O coronel Hespanha orgulha-se de ter visto o mais tranquilo carnaval dos últimos tempos. As aglomerações suspeitas de se transformar em brigas eram identificadas e imediatamente repassadas aos policiais mais próximos. A presença do policiamento inibia as atitudes dos mais exaltados. A simples possibilidade de identificação do autor do ato criminoso afugenta o meliante”, ressaltou Eliana.
O trânsito na cidade foi também auxiliado pelo sistema de monitoramento. A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana esteve presente 24 horas por dia durante todos os dias do carnaval trabalhando em conjunto com a PM. Eliana Amil acrescentou que o sistema CI já se revelou eficaz no ano passado estreando em fase experimental e se consolidou como uma ferramenta efetiva para a segurança.
“Recebemos cerca de 25 mil turistas e mesmo com essa população flutuante nenhum incidente criminoso abalou a nossa confiança no monitoramento. Ou seja, o simples fato de poder identificar o criminoso inibe o crime e a confiança no sistema dá tranquilidade às famílias para ir para as ruas, os comerciantes abrirem suas lojas e a cidade funcionar normalmente com violência zero e ter a capacidade de fazer um belíssimo carnaval como Nova Friburgo mostrou agora”, encerrou a secretária.
Deixe o seu comentário