Pluviômetro caseiro: recurso fundamental para avaliar o perigo de chuvas fortes e temporais

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Pluviômetro caseiro: recurso fundamental para avaliar o perigo de chuvas fortes e temporais
Pluviômetro caseiro: recurso fundamental para avaliar o perigo de chuvas fortes e temporais

Com a chegada do verão e da temporada de chuvas, muitos friburguenses estão apreensivos quanto à ocorrência de novas enchentes e deslizamentos na cidade. Em função da tragédia climática ocorrida há dois anos em Nova Friburgo e grande parte da Região Serrana, o medo ainda prevalece a qualquer sinal de chuva mais forte. Para se prevenir dos possíveis problemas provocados por um temporal é importante ter um pluviômetro em casa. O equipamento permite verificar o volume de água que está caindo em determinada região e avaliar a necessidade de focar em estágio de alerta.

O pluviômetro caseiro é uma ferramenta simples, prática e barata—e que pode ser confeccionado artesanalmente, com uma garrafa pet de dois litros, lisa e reta, com a parte de cima cortada a uma altura de 20cm a 30cm. Utilizando uma régua marcam-se as medidas de emergência com uma caneta marcadora ou fitas adesivas coloridas. Os níveis de emergência para Nova Friburgo são: atenção (30mm), alerta (até 60 mm) e crítico (até 80 mm). Neste último estágio moradores de áreas de risco devem abandonar suas casas e dirigirem-se a local mais seguro até que tudo volte à normalidade. 

Vale destacar que a melhor maneira de produzir um pluviômetro caseiro é colando na garrafa pet o adesivo contendo a escala com os níveis de emergência definidos. No fundo da garrafa, até o nível zero da escala marcada no adesivo, é necessário preencher com massa de cimento para uma medição exata. Distribuído pela Defesa Civil de Nova Friburgo, o adesivo pode ser retirado gratuitamente na sede do órgão, que fica na Avenida Alberto Braune 223 (antiga Rodoviária Leopoldina). É importante lembrar que o pluviômetro deve ser colocado em área aberta, afastado de árvores, calhas e telhados, para que a precipitação pluviométrica seja medida corretamente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Pluviômetro | chuvas | Defesa Civil
Publicidade