Plataforma online oferece 58 cursos gratuitos em 18 universidades

terça-feira, 22 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Miríada X, plataforma de Cursos Online MOOCs (Massive Open Online Course), inicia sua atividade oferecendo formação gratuita através de 58 MOOCs proporcionados por 18 universidades ibero-americanas. O projeto nasce de uma iniciativa da Telefônica—através da Telefônica Learning Services—e da Universia—a maior rede de universidades de língua hispânica e portuguesa—, promovida pelo Banco Santander através da sua Divisão Global Santander Universidades, que vem contando com a colaboração da Fundação CSEV.
Desde o dia 10 de janeiro, os usuários de Miríada X poderão se matricular gratuitamente em todos os cursos que sejam do seu interesse. Podem cursar esses programas informativos sendo ou não alunos das universidades. Desde o dia 10, mais de 10 mil internautas já fizeram inscrição.
Miríada X oferece às equipes docentes das 1.232 universidades ibero-americanas parceiras da rede Universia uma plataforma para publicar e compartilhar MOOCs, que estão disponíveis para ser acessados em qualquer parte do mundo e de forma gratuita. A conectividade inerente a esta iniciativa facilita o intercâmbio de conhecimento entre os usuários através das redes de colaboração e do diálogo—o que promove o aprendizado em constante evolução.
O projeto fomenta a difusão de conhecimento aberto em um Espaço Iberoamericano de Educação Superior, seguindo o caminho de outras iniciativas anteriores como o Open Course Ware, que começou na Universia no ano de 2005.
As informações sobre os 58 MOOCs de Miríada X podem ser consultadas em uma lista de cursos na página miriadax.net, e também no portal da Universia Brasil, no link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/01/15/993792/abertas-as-matriculas-58-cursos-online-gratis-moocs-oferecidos-miriada-x.html.

Sobre o I Prêmio MECD-Telefónica Learning Services-Universia ao melhor MOOC de Miríada X

Concedido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte, Telefônica Learning Services e Universia, o prêmio ao melhor MOOC de Miríada X será de 10.000 euros, que será dividido entre o docente ou a equipe e a universidade (6.000 e 4.000 euros, respectivamente), além de uma recompensa de 4.000 euros, que também será repartida entre o docente ou equipe (3.000 euros) e a universidade (1.000 euros).

Sobre a rede Universia

Universia Brasil (www.universia.com.br), a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 22 países, completa em 2013 onze anos de atividade no Brasil. A sua missão é ajudar as universidades a desenvolver projetos compartilhados, gerar oportunidades para a comunidade universitária, além de atender a demanda do mercado empresarial e institucional, a partir de critérios de eficiência econômica e rentabilidade. Por meio de parcerias estratégicas entre mercado e universidade, também disponibiliza uma série de serviços e produtos educacionais nos eixos Emprego (recrutamento e seleção de estagiários), Formação (jogos, simuladores, cursos de idiomas e cursos em várias áreas de negócios) e Publicidade (publicidade no Portal Universia, concursos culturais, feiras virtuais, placement e outras ações online e offline).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade