O Planseq Turismo, programa de capacitação profissional promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, executado pela Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Adis) de Nova Friburgo, realizou nesta última sexta-feira, 8, às 19 horas, no teatro do Colégio Anchieta, a entrega de certificados aos alunos dos cursos profissionalizantes de Recepcionista de Hotel; Confeiteiro; Recreador; Orientador Turístico; Cozinheiro; Operador de Telemarketing e Pizzaiolo.
O programa foi direcionado a trabalhadores(as) jovens e adultos que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional, buscando oferecer oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera emprego: o turismo. O projeto teve ações voltadas à recolocação profissional dos alunos, dentre elas: integração com o Sine – Sistema Nacional de Emprego – , promoção de seminários sobre O mundo do trabalho, visando firmar parcerias com empresas locais, e envolvimento com instituições e organizações de classe, utilizando-se de seus cadastros e estrutura como suporte para a inserção no setor turístico.
Os cursos aconteceram em outros 11 municípios, que são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
O Planseq Turismo teve 3.527 inscrições, com 2.572 participantes em toda a região, em nove cursos profissionalizantes, com duração de 200 horas (aproximadamente quatro meses) e apresentaram uma programação dividida entre capacitação social, com 40 horas, e profissional, com os conteúdos específicos, de 160 horas. Os alunos receberam a oferta de lanche, transporte, material pedagógico e material de consumos para a parte prática dos cursos e agora receberam os certificados de encerramento.
Deixe o seu comentário