Nesta quarta-feira, 23, as ONGs Care Brasil e Diálogo e lideranças comunitárias apresentarão à Prefeitura de Nova Friburgo, 16 planos territoriais de emergência construídos junto com as comunidades de 44 bairros da cidade. O conjunto é conhecido como Plano de Emergência da Sociedade Civil (Pesc) e compreende as áreas de risco da cidade mais atingidas no desastre de 2011. O encontro terá lugar a partir das 9h no auditório da Câmara Municipal (Rua Farinha Filho 50, Centro) e deve contar com a presença de autoridades públicas e líderes comunitários.
O Pesc identificou as vulnerabilidades e capacidades locais, levantou as necessidades prioritárias dos bairros com foco na reconstrução, na segurança e na qualidade de vida da população e, ainda, promoveu o início de um intercâmbio entre entidades e grupos com ações e serviços de interesse público disponíveis. Entre janeiro e abril, foram realizados mais de 50 encontros para o desenvolvimento deste trabalho.
A iniciativa também fomentou o empoderamento dos moradores e lideranças locais, reconhecendo e valorizando o conhecimento e as experiências de cada comunidade. Com foco na formação de coordenadores locais, o Pesc também pretende criar lideranças que possam ser referências junto ao poder público, facilitando a comunicação e o planejamento de ações ligadas a segurança e prevenção.
Além de legitimar o Pesc—tornando-o um complemento ao Plano de Emergência do Município—o encontro desta quarta-feira também tem como objetivo incentivar o prefeito a inscrever Nova Friburgo na Campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular as grandes cidades do mundo a protegerem-se dos riscos naturais.
Deixe o seu comentário