A Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, foi sede do evento Urbantec Brasil na última quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 2. Foram dois dias de palestras e mesas-redondas sobre o tema “Cidades mais inteligentes”. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, Ivison Macedo, participou da primeira sessão do evento, como convidado do arquiteto e urbanista Carlos Leite, cuja palestra abordou a construção de inteligência territorial e que utilizou o plano de desenvolvimento urbano de Nova Friburgo como exemplo.
Carlos Leite—que é pós-doutor pela Universidade Politécnica da Califórnia—destacou o trabalho da Prefeitura de Nova Friburgo no sentido de projetar o crescimento populacional e urbanístico do município até 2050. O palestrante abordou conceitos como planejamento inteligente, cidades compactadas multifuncionais e desenvolvimento urbano orientado através do transporte (ciclovias e BRS).
“Não existem cidades inteligentes sem pessoas e isso tem sido o foco do trabalho que está sendo feito em Nova Friburgo com o Plano Diretor. O estudo realizado projeta o município para daqui a 35 anos, levando em consideração o crescimento demográfico e condições especiais, como o relevo, por exemplo. Nova Friburgo cresceu espremida dentro de um vale e conta com uma população de 185 mil pessoas em área urbana. O crescimento populacional projetado para 2015 é de 60 mil pessoas a mais nesta cidade. Por isso é importante aproveitar os espaços vazios das áreas urbanas e integrar diferentes pontos da cidade através de um sistema de transporte eficiente. E o Plano Diretor serve para que a população possa visualizar todas estas questões técnicas que são discutidas”, disse o palestrante.
Já Ivison Macedo destacou que Nova Friburgo “tem 933 quilômetros quadrados e para controlar toda essa área e organizar o crescimento populacional, o planejamento é fundamental. Na medida em que a população vai aumentando, começa a invadir espaços e degradar áreas preservadas. E, pensando no futuro, estamos criando uma plataforma de planejamento e isso passa por algumas leis, incluindo o Plano Diretor”, destacou o secretário municipal.
Na primeira sessão do evento, além de Carlos Leite, palestraram Axel Grael, Bulelwa Makalima e Cezar Taurion. O governador Luiz Fernando Pezão e o vice-governador Francisco Dornelles participaram da abertura.
Nesta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo realiza nos dias 6, 7, 8 e 9, a Conferência de Inteligência Territorial da cidade, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Essa conferência faz parte de uma audiência pública da revisão do Plano Diretor de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário