A organização social Diálogo, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, vem promovendo, desde dezembro, uma série de encontros com moradores dos bairros da cidade para a montagem do Plano de Emergência da Sociedade Civil—Pesc.
O objetivo é envolver friburguenses de todos os bairros na construção do plano, de forma que ele reflita a realidade de cada região. O objetivo é evitar ações sobrepostas, falhas na comunicação e os inúmeros transtornos provocados pela falta de articulação e planejamento ocorridos durante as chuvas de janeiro de 2011.
Estão sendo realizados, no total, 14 encontros locais, de 27 de dezembro a 11 de janeiro, mobilizando 20 bairros da cidade. Durante as reuniões, a proposta do plano é apresentada e os moradores são incentivados a montar equipes de voluntários para auxiliar em sua implementação. A ideia é criar uma Base de Apoio em cada bairro para facilitar a comunicação com o Centro de Coordenação de Emergência (CCE) e ajudar a execução do Plano, tornando-se uma referência próxima para a comunidade.
Evento na praça relatará mobilização
O resultado da mobilização dos bairros será apresentado em 12 de janeiro durante evento a ser realizado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 14h às 19h, que marcará um ano da tragédia das chuvas em Nova Friburgo. O evento contará também com um Ato Ecumênico em homenagem às vítimas das enchentes de 2011, uma exposição coletiva “Linha do Tempo”, destacando o que nasceu em Nova Friburgo após a tragédia e, ainda, o lançamento oficial da Campanha da ONU “Construindo Cidades Resilientes”, que está sendo promovida no município pela Care Brasil. Neste ato, será incentivada a candidatura de Nova Friburgo neste importante caminho da prevenção.
Palestra na Acianf foi o primeiro passo
O primeiro passo para a montagem do Pesc foi dado no dia 21 de dezembro, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), quando representantes de 24 bairros estiveram reunidos para conhecer o Plano de Emergência e a mobilização em apoio à Defesa Civil. A apresentação do Plano foi feita pelo coronel Luiz Emmanuel Palencia, do 6º GBM, contando, também, com a presença do subsecretário de Defesa Civil Robson Teixeira. No encontro, foi apresentada, ainda, a campanha “Construindo Cidades Resilientes”.
O GAM—Grupo Articulação dos Movimentos (mobilização virtual com ações presenciais)—é parceiro desta iniciativa, atuando na comunicação e mobilização comunitária, assim como a Care Brasil, que ajudará na criação e fortalecimento dos núcleos comunitários e na divulgação da Campanha da ONU na região.
O Pesc é resultado de um ajuste no plano de emergência da cidade—Plano de Apoio Integrado à Defesa Civil (PAI)—proposto pela Diálogo e aprovado pelo Comitê de Gestão Estratégica, no dia 12 de dezembro.
As reuniões nos bairros são abertas a todos os moradores e estão sendo realizadas de acordo com o calendário que segue abaixo:
Deixe o seu comentário