(SECOM) - O Plano de Contingência da Dengue 2009/2010 foi apresentado para gente grande, mas o foco principal são as crianças, considerados multiplicadores das informações para prevenir a doença, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, surgida em 1986. O evento aconteceu na manhã de segunda-feira, 30, no auditório da Policlínica Sylvio Henrique Braune, com a presença do secretário municipal de Saúde, médico Ostwald Dantas dos Santos Filho, profissionais da área e representantes de entidades parceiras que fazem parte de um Comitê de Mobilização Social.
O ponto alto da apresentação foi a exibição de um DVD com cenas de teatro infantil com fantoches, linguagem simples e músicas, com conteúdo educativo e uma matéria jornalística sobre a dengue. O DVD é resultado de um trabalho desenvolvido em escolas municipais pelos agentes de saúde Ana Rita Blaudt e Bruno Machado Pirozi, idealizadores do material.
DVD será distribuído às escolas e à Estratégia de Saúde da Família
Os fantoches (quatro bonecos e um mosquito da dengue), que utilizam linguagem dinâmica e infantil, falam do cotidiano, para lembrar que focos do mosquito podem estar em caixas d’água, garrafas, pneus, latinhas de refrigerante, bacias, entre outros materiais que apresentem água acumulada, de chuva ou não. E através da música eles chamam a atenção para os cuidados que se deve ter em relação à doença, pois qualquer um pode contraí-la, principalmente as crianças.
Segundo a chefe do Departamento de Saúde Coletiva, Suely Scotelaro Porto, estão sendo produzidos cerca de 200 DVDs a serem disponibilizados às escolas municipais e unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “O DVD é nosso passaporte, um reconhecimento ao nosso trabalho e à nossa preocupação no combate à dengue. Nova Friburgo foi convidado a fazer parte da Rede Dengue Fiocruz, a partir da produção deste material. O DVD é um mecanismo de disseminação da informação e todos terão acesso. Escolas particulares e consultórios médicos interessados em obter o material podem nos procurar”, explica Suely.
Representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), da concessionária Águas de Nova Friburgo, da Estratégia de Saúde da Família (ESF), funcionários do Hospital Raul Sertã e da Maternidade; das policlínicas, Polícia Militar, entre outros, que participaram do lançamento receberam um kit contendo, além do DVD, CD com todo o conteúdo dos materiais impressos elaborados pelo Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Fundação Municipal de Saúde e departamentos afins como: Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Saúde Coletiva: Manual para médicos – diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança; folders contendo informações sobre a dengue na gravidez, Dengue - Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS); Manual de Enfermagem - Adulto e Criança e O Agente Comunitário de Saúde no Controle da Dengue.
Diretrizes do Ministério da Saúde
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Melânia de Paulo Cariello Hoelz, informou que o Ministério da Saúde lançou as diretrizes para o combate à dengue para 2010 e o principal eixo norteador será a assistência, com o objetivo de reduzir os óbitos e trabalhar os casos de riscos. “No kit, há um Fluxograma da Assistência do Paciente com Suspeita de Dengue, contendo critérios de risco, do leve ao mais grave, incluindo internações no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Nova Friburgo é um município polo e não temos como receber toda a demanda da região. Por isso, se prioriza a assistência na ponta. Está comprovado que a hidratação oral auxilia muito na queda de complicações”, disse ela.
O médico e secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, ficou satisfeito com o DVD produzido: “o trabalho está excelente. A equipe que desenvolveu o DVD está de parabéns. Sabemos que o trabalho dos agentes não é fácil, é cansativo e, através desse trabalho, valoriza-se também o profissional que atua diretamente no combate à dengue. Vamos multiplicar as informações com a ajuda das crianças”, detalhou.
Melânia e Suely informaram que a prioridade do atendimento será por gravidade e a humanização dentro do SUS será fundamental para o combate à dengue: “ainda não há uma data agendada para o Dia D, de Combate à doença, até porque em breve as crianças entrarão de férias e os alunos são os grandes mobilizadores. Os meses de maior incidência são março e abril. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos nós e cada unidade de saúde deverá criar sua própria estratégia. É importante correr contra o tempo. Qualquer caso de suspeita, o cidadão não deve se automedicar. É importante procurar ajuda médica”, informou Suely Scotelaro Porto.
Ainda foi divulgado o telefone da Vigilância Ambiental para qualquer dúvida (2543-6293) e o diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata e médico Nestor Francisco de Miranda Júnior, colocou os serviços da Marinha à disposição para ajudar no que for possível em relação à Campanha de Combate à Dengue.
Deixe o seu comentário